1_pesquisa_inedita_de_fintech

Pesquisa inédita revela perfil do consumidor fintech e suas preferências

Em busca de melhores taxas e economia, jovens entre 16 e 34 anos (38%), residentes em São Paulo (54%) são perfil predominante dos clientes de fintechs, aponta estudo inédito da Cantarino Brasileiro. A pesquisa ‘Conhecendo o consumidor das Fintechs’ foi apresentada, ontem (13), durante o SAP Forum, por João Pedro Brasileiro, gerente de projetos da Cantarino Brasileiro.

Outros detalhes do estudo chamam a atenção, como a utilização destas soluções financeiras. 11% dos entrevistados disseram utilizar fintechs em suas operações financeiras, número não muito distante dos Estados Unidos, que apresenta 16,5% de taxa de utilização. Quando questionados se conheciam fintechs, 10% dos entrevistados responderam positivamente; 69% alegaram que ficaram sabendo desta nova tendência pela internet.

width=391

“A pesquisa mostra que existe uma grande oportunidade para o crescimento deste mercado. Para isto, é preciso educar o consumidor sobre o que são as fintechs, já que muitos utilizam sem conhecer as vantagens, regulamentação e garantias. São Paulo concentra o maior número de fintechs da América Latina e as sedes dos principais bancos privados; por isso, atrai o maior volume de investimentos. Queremos com este trabalho consolidar São Paulo como hub de fintechs da região”, afirma o diretor da Cantarino Brasileiro e responsável pela pesquisa, Marcos Cantarino.

width=583

O estudo, cujo o objetivo era verificar como os paulistanos enxergam as fintechs e como utilizam seus serviços, detectou que as startups mais requisitadas pelo consumidor são as de investimentos e cartões de crédito. Também são os jovens os principais usuários de cartões de créditos das fintechs: 17% entre 16 e 24 anos e 13% entre 25 e 34 anos.

E confirma que as melhores taxas e a economia são os principais critérios para a escolha de uma instituição financeira pelo público jovem – 52% entre 16 e 24 anos e 54% entre 25 e 34 anos.

width=574

“Na era digital e da mobilidade, o acesso mais barato a novas tecnologias, aliado à redução de burocracia e à oferta de um serviço mais personalizado e dinâmico, acabam impulsionando o segmento das fintechs”, enfatiza Cantarino.

O levantamento ouviu 392 pessoas na cidade de São Paulo (SP), entre 28 de agosto e 4 de setembro de 2017. Desse total, 52% são mulheres e 48% homens, sendo 6% da classe A, 31% da B e 63% da classe C.

Cenário

Dados da Techfoliance, empresa global de notícias e análise de fintechs, apontam que mais de 55 milhões de adultos no Brasil ainda não têm conta bancária, algo em torno de 40% da população.

Um mapeamento do mercado de fintechs no Brasil, realizado pelo Finnovation, em conjunto com o Finnovista e o BID, mostra que o Brasil é o maior mercado de fintechs da América Latina com 219 startups divididas em 16 segmentos, na frente do México (158 startups), Colômbia (77 startups), Argentina (60 startups) e Chile (56 startups). A maioria está na área de pagamentos (31%). A área de crédito representa 12%, sendo considerada uma das mais promissoras.

O levantamento apurou ainda o estágio de maturidade dessas startups: 16% em estágio inicial, 23% já tiveram um produto lançado, 26% estão prontas para escalar e 35% já se encontram em pleno crescimento. Além disso, das fintechs mapeadas, 54% estão em São Paulo, 10% no Rio de Janeiro, 8% em Belo Horizonte e 6% em Porto Alegre.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top