Pesquisa da SPC mostra que 49% das pessoas adquirirem cartão de crédito e de loja após abordagem

Uma pesquisa realizada em todos os Estados e no Distrito Federal pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) investigou oito diferentes modalidades de crédito e descobriu que praticamente a metade (49%) dos usuários de cartões de crédito e de cartões de loja adquiriram essa ferramenta de pagamento não por iniciativa própria, mas após serem abordados por uma instituição bancária ou por um estabelecimento comercial. No caso do cheque especial, o percentual é um pouco maior, 50,3%.

Outro dado que desperta atenção é que uma parte considerável de entrevistados efetivou a contratação do serviço sem se atentar às suas condições financeiras. Segundo o levantamento, dentre todos os tipos de créditos investigados, o cheque especial e o cartão de loja foram as modalidades em que os entrevistados menos analisaram as tarifas e juros cobrados. No caso do cartão de crédito, 26,9% foram negligentes na hora de avaliar essas condições.

Empréstimo pessoal em bancos (55,0%), crediário (58,5%), financiamento (65,7%) e empréstimo consignado (55,2%) são as únicas modalidades de crédito em que a maioria de seus usuários tiveram a iniciativa de realizar a contratação, sem que fossem abordados.

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, a facilidade na obtenção de crédito pode esconder armadilhas que tornam as dívidas ainda maiores quando há atrasos, prejudicando a saúde financeira do consumidor. “A facilidade de crédito pode acabar estimulando vontades até então inexistentes, o que acaba servindo como primeiro passo para gastos impensados e acima dos limites do orçamento”, explica a economista-chefe do SPC Brasil.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top