Crédito de: freepik.com

Pesquisa aponta que cresceu a disposição dos brasileiros em compartilhar dados financeiros

Estudo da Pesquisa Ipsos/TecBan crescimento foi de 12 pontos percentuais no comparativo com o ano passado
 A TecBan, empresa de soluções que integram o físico e o digital e gera eficiência para o ecossistema financeiro, e a Ipsos, apresentaram nesta semana o resultado da pesquisa Open Finance Brasil 2023, que investigou os hábitos, percepções e sentimentos do consumidor em relação ao Open Finance. O estudo é uma atualização da pesquisa Open Banking Brasil, realizada pela Ipsos de forma inédita, em 2021, a pedido da TecBan.
Os dados apontam que nos últimos dois anos, foi registrado um crescimento da disposição dos brasileiros no compartilhamento de dados financeiros, passando de 40% dos entrevistados, em 2021, para 52%, em 2023. Já a preocupação sobre como esses serão usados ​​diminuiu, passando de 46% na última pesquisa para 34% neste ano. A pesquisa apresentou casos de uso do Open Finance, como ferramenta de comparação de serviços, aplicativo financeiro tudo-em-um, aceleração do processo de solicitação de crédito e iniciação de transação de pagamento a partir de sites e aplicativos, e apontou que há significativa percepção favorável sobre as soluções testadas: na média, 70% das pessoas afirmaram que os serviços apresentados são relevantes, exclusivos, críveis e que despertariam interesse em realizarem suas inscrições.
Para Tiago Aguiar, head de Open Finance na TecBan, o aumento do interesse pelo tema e percepções de relevância e confiabilidade estão acompanhando a evolução do Open Finance no Brasil. “Estamos acompanhando e fomentando o tema no Brasil desde 2018, quando o conceito ainda era apenas uma ideia que estava em andamento na Europa. Desde aquele período e amparados pelos resultados da primeira versão da pesquisa realizada no Brasil, em 2021, sabíamos que um dos grandes desafios para o sucesso do novo sistema no país era justamente a comunicação com o público final para esclarecer os benefícios e processos de segurança que estão por trás da construção do Open Finance no país”, explica. “O avanço da percepção positiva e aumento da confiança é fruto do avanço do cronograma de implementação no Brasil, que tornou o Open Finance algo palpável, além da resposta ao trabalho que tem disso feito pelo setor junto às pessoas, que necessitam de entendimento para consentir o compartilhamento dos seus dados, item básico para o funcionamento do sistema”, avalia o executivo.
No Brasil, o Open Finance está na fase 4, que apresenta novos desafios e possibilidades para clientes e instituições. Essa etapa, prevê, a inclusão de novos dados que poderão ser compartilhados e, também, acesso a dados abertos de novos produtos. É uma oportunidade de negócios para todos os envolvidos no setor financeiro brasileiro, tornando o projeto no Brasil mais amplo do que em outros países. O estudo mostra que tanto os bancos estabelecidos quanto os mais recentes, em sua maioria digitais, detém a confiança dos usuários finais para a oferta dos serviços avaliados. Em média, 67% dos entrevistados confiam em bancos estabelecidos e 50% em bancos mais novos.
“Ainda estamos no início do Open Finance e temos mais de 900 instituições participando do novo sistema. Temos trabalhado com diversos atores para o atingimento dos marcos regulatórios, mas também para ajudá-los no aproveitamento das oportunidades que o novo formato apresenta para todos”, conclui Aguiar.

A pesquisa online Open Finance Brasil 2023 foi realizada entre 18 e 24 de maio de 2023 pela Ipsos a pedido da TecBan, com abrangência nacional. Foram entrevistados 1 mil homens e mulheres bancarizados, das classes A, B e C, com acesso à internet. Acesse aqui a pesquisa na íntegra.

(Fonte: Assessoria de imprensa)

As oportunidades do open finance para além da indústria financeira será tema de palestra durante o webinar Banking Anywhere, a ser realizado pela Cantarino Brasileiro no dia 6 de setembro. A participação é gratuita. Clique aqui para ver mais detalhes e reservar o seu lugar.
As oportunidades do open finance para além da indústria financeira será tema de palestra durante o webinar Banking Anywhere, a ser realizado pela Cantarino Brasileiro no dia 6 de setembro. A participação é gratuita. Clique aqui para ver mais detalhes e reservar o seu lugar.

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
Inteligência Artificial pode contribuir em até 5,4% do PIB da América Latina até 2030
Segundo relatório da Allianz Trade número fica atrás dos Estados Unidos e Canadá, que devem...
TOP 6
Valid lança primeiro cartão bancário 100% em braille no Brasil
Os cartões já estão disponíveis para os clientes do Banco do Brasil (BB); equipamento inédito...
TOP 6
Embratel amplia solução de conectividade via satélite para fornecer redundância
Serviço de Banda Larga via satélite proporciona uma camada adicional de backup à rede das...
TOP 6
Banco Central publica próximos passos da regulação de criptoativos
A infraestrutura criada para o Piloto com Tecnologia de Registro Distribuído (DLT) passará a testar...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top