Pernambucanas acelera estratégia open banking com migração para Google Cloud

Fintech Pefisa passa a ter 100% das aplicações de serviços financeiros na nuvem 

por Ademir Morata

Numa estratégia que visa acelerar o desenvolvimento de projetos de Open Banking e também de governança dos servidores, a Pernambucanas anunciou na quinta-feira (1), por meio de sua fintech Pefisa, que unificou 100% de suas aplicações de tecnologia na plataforma do Google Cloud, migrando diversos serviços financeiros para a nuvem do Google. 

Em matéria publicada pelo portal TI Inside, o CIO da Pernambucanas, Fabiano Rustice, explica que a parceria com o Google Cloud ajudou a empresa a oferecer diversos benefícios aos nossos clientes. “Com o Apigee, por exemplo, conseguimos interligar a Pefisa à plataforma de Open Banking do Banco Central do Brasil, informa.

De acordo com a nota, a implementação do Open Banking na companhia teve início em 2020, quando a Pefisa passou a utilizar o Apigee, solução de gerenciamento de APIs do Google Cloud, para adotar novos padrões de compliance, segurança e autonomia, proporcionando uma maior governança sobre seus servidores e maior controle de gastos sobre cada aplicação de TI. Com isso, a fintech passou a disponibilizar, de forma rápida e segura, seus serviços financeiros a parceiros e outras instituições do mercado.

A reportagem informa ainda que a Pernambucanas também adotou a solução Google Cloud Retail Search com o objetivo de agilizar a busca por produtos em seu app, incorporando a mesma facilidade encontrada no buscador do Google. 

A argumentação é de que ao trazer uma busca baseada em relevância, o Retail Search possibilita que o usuário encontre o produto que deseja em menos passos, como mudanças de filtros ou até mesmo a busca por novos termos, logo em menos tempo.

A solução começou a ser implantada no app ainda no ano passado e, como resultado, a empresa notou uma redução de, aproximadamente, 20% nos eventos de busca por usuário, indicando o ganho na assertividade e mais rapidez nos tempos de retorno dos resultados.

Com o sucesso, a Pernambucanas decidiu expandir o uso da solução Retail Search para o site e, paralelamente, adotou a solução Recommendations AI, também do Google Cloud, que possibilita que os clientes recebam recomendações de produtos personalizadas e alinhadas às suas preferências, baseadas na jornada de compra nas lojas físicas e nos canais digitais da Pernambucanas.

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
CMN e BC aprovam medidas para amenizar os efeitos da calamidade pública no RS
O Banco Central monitorará continuamente o funcionamento da intermediação financeira na regiãoEm reunião extraordinária no...
TOP 6
Competição voltada às tecnologias para finanças sustentáveis abre inscrições
Quinta edição do G20 TechSprint foi lançada pelo Banco Central (BC) e o Centro de...
TOP 6
Celcoin adquire startup especializada em regulação bancária e fiscal
Reg+ representa a quarta aquisição em dois anos, e reforça o investimento da empresa em...
TOP 6
Programa Celular Seguro é desconhecido por 40% da população, aponta pesquisa
Levantamento encomendado pela Febraban mostra que 29% dos entrevistados não estão interessados na plataformaAté o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top