nota7

Pedágios de São Paulo poderão ser pagos com cartões, mas só pré-pagos

A Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo) publicou uma portaria na semana passada comunicando que até o fim deste ano os pedágios em estradas de São Paulo devem passar a aceitar cartões como forma de pagamento. O documento informa, no entanto, que não serão permitidos todos os tipos de plásticos. As modalidades incluídas no sistema serão apenas os pré-pagos e outros instrumentos específicos, como os de transporte público, por exemplo. O pagamento com dinheiro continuará normalmente.

Em reportagem sobre o assunto, o portal UOL explica que os motoristas que circulam pelas rodovias paulistas não poderão utilizar qualquer tipo de cartão, como acontece no Rio Grande do Sul, no Paraná e em Minas Gerais, por exemplo, porque a tecnologia de cobrança a ser adotada em São Paulo será  incompatível com a das demais bandeiras de cartões.

Na matéria do UOL, o diretor-geral da Artesp, Giovanni Pengue Filho, explica que o modelo adotado pela Artesp é um padrão de tecnologia aberto semiautomático que permite ampla concorrência. “Qualquer fabricante poderá ofertar esses produtos, e o Estado terá poder de regulação, o que é importante para as rodovias em função de segurança”, disse.

Segundo ele, as bandeiras tradicionais não estão impedidas de participar do modelo, seja através da adoção de cartões multiprotocolos, seja através da carga de créditos nos modelos automático e semiautomático.

O UOL relembra uma pesquisa feita em dezembro do ano passado, pela Mastercard, quando mais de 2.000 usuários que pagam pedágio com dinheiro foram ouvidos e disseram que o tempo de espera na fila e a falta de troco eram as principais reclamações.

Na ocasião, 81% deles revelaram que gostariam de pagar o pedágio com cartão de crédito ou de débito por aproximação. Além disso, 62% prefeririam utilizar seu cartão de crédito ou de débito em vez de cartão pré-pago exclusivo para pedágio.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top