Payment View 2020 discute os impactos do Pix no mercado financeiro e na sociedade

Payment View 2020 discute os impactos do Pix

Por Edilma Rodrigues

A edição 2020 do Payment View, evento da Cantarino Brasileiro, especializada em inovação, pesquisas, ações e conteúdo editorial para o mercado financeiro, tem como tema central o Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central e seus impactos no mercado e na sociedade. O já tradicional congresso, que acontece em 29 de setembro, das 14h00 às 18h00, será online e gratuito. E tem como uma das presenças confirmadas Carlos Eduardo Brandt, chefe adjunto do departamento de competição e de estrutura do mercado financeiro do BC.

Além disso, o evento também vai tratar dos novos hábitos de consumo durante a pandemia e como eles têm impactado o comércio, a forma de consumir, comprar e pagar.

A curadora do Payment View, Regina Crespo, explica que a ideia é trazer para o Payment View discussões importantes sobre uma das principais mudanças para o setor na atualidade: os pagamentos instantâneos. “O potencial transformador do Pix é imenso. Trata-se de um meio adicional de pagamento, sem custos para os clientes e que traz como principal novidade a liquidação, seja de pagamentos ou de transferências, instantânea, a qualquer hora do dia, qualquer dia do ano, mesmo em fins de semana e feriados,” descreve Regina.

Essa alteração não é pouca coisa, continua a curadora, ela mexe profundamente com tradicionais fontes de receita dos bancos como são o TED e o DOC. Além disso, a liquidação de pagamentos, que levava dias no caso do uso de boletos, é feita em poucos segundos, o que representa agilidade para o fluxo de caixa das empresas e redução dos custos operacionais.

Diante desse cenário, o Payment View desenhou uma programação que cobre as mais diversas perspectivas do Pix e seus impactos na sociedade. Os participantes terão a oportunidade de saber como essa plataforma vai mudar a forma de pagar contas, transferir valores entre pessoas, recolher impostos, além das vantagens e gargalos na implementação do novo sistema.

Como se sabe, os sistemas de pagamento envolvem grande número de fornecedores: bancos emissores, processadoras, bandeiras, segurança, adquirentes, subadquirentes, entre outros. “Especialistas vão trazer as principais novidades sobre como esse processo muda esse mercado e quem são os novos atores que entram com a adoção dos pagamentos instantâneos,” explica Regina. 

Vale mencionar a questão da segurança. Os padrões internacionais (PCI) continuam garantindo a segurança das transações, mas novos modelos serão necessários quando os pagamentos instantâneos entrarem em vigor. Os congressistas online vão conhecer o que está sendo desenvolvido para assegurar a autenticidade e segurança do Pix.

Programação parcial:

Pagamentos instantâneos – Pix, a plataforma do Banco Central
Cadeia de pagamento – o que muda com a entrada do Pix e novos hábitos de consumo
Segurança – como garantir a segurança das transações
Hábitos de consumo – a Pandemia e as novas formas de consumir e pagar

Mais informações estão disponíveis no site do Payment View.

Serviço:

Payment View – online e gratuito
Data: 29/9
Horário: das 14h00 às 18h00
Informações: paymentview.com.br

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top