Passageiros da região metropolitana de Curitiba, SP e RJ poderão pagar tarifa com cartão de crédito ou débito

Os usuários dos ônibus da Metra, que levam os moradores de Diadema até a Estação Berrini, em São Paulo, serão os primeiros a testar o pagamento das tarifas do transporte coletivo por meio de cartão de crédito, débito e pré-pago com bandeira Mastercard. A modalidade estará disponível a partir da próxima segunda-feira (17). Posteriormente, a solução será oferecida também aos passageiros que utilizam os ônibus da Região Metropolitana de Curitiba e os trens da Supervia, no Rio de Janeiro – Central do Brasil (Linha Vermelha – estações da linha Deodoro).

A novidade foi anunciada nesta semana pela Mastercard e funcionará para cartões que tenham a função de pagamento por aproximação (sem contato). Também poderão ser utilizados cartões registrados em carteiras digitais de celulares.

“A inovação de pagamento no transporte público foi projetada pela Mastercard a partir do grande desafio que o tema mobilidade urbana apresenta em escala global e, no Brasil, não é diferente. O objetivo é contribuir para que as cidades se tornem mais eficientes e sustentáveis e, com isso, permitir que a vida seja mais inclusiva, segura e conveniente para seus habitantes”, disse em nota, o vice-presidente de Desenvolvimento de Aceitação, Varejo e Novos Negócios da Mastercard Brasil e Cone Sul, Alexandre Brito.

A expectativa da Mastercard é levar a tecnologia de pagamento sem contato para as principais capitais do País, também no transporte ferroviário (trem e metrô) e nos ônibus urbanos até dezembro de 2017.

Segundo estudos da Mastercard, a arrecadação aproximada deste mercado é de R$ 80 bilhões por ano. Deste total, estima-se que o uso de dinheiro no transporte público represente uma fatia de 30%. Esse montante gera custos operacionais e logísticos para o operador, além dos problemas com falta de troco e de segurança. A operadora de cartões diz que uma de suas metas é eliminar o dinheiro em espécie.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top