PagSeguro se movimenta para entrar no mercado de investimentos

PagSeguro se movimenta para entrar no mercado de investimentos

Por Edilma Rodrigues

A PagSeguro se prepara para entrar no mercado de plataformas de investimento, montando uma equipe para concorrer num negócio de varejo dominado por nomes como XP, Genial e Guide, pessoas a par do assunto disseram ao Brazil Journal. Segundo a publicação, a entrada da empresa nesse mercado é uma forma de atrair novos clientes e complementar a linha de produtos de seu banco digital, o PagBank, lançado há pouco mais de um ano e que não teve muito sucesso em atrair clientes para além da base que já usa suas maquininhas.

A onda de contratações começou há um ano

A PagSeguro contratou, na semana passada, o líder de produtos financeiros da Ágora e uma firma de headhunters trabalha para a empresa e conversa com outras pessoas no mercado, incluindo profissionais das áreas de renda variável e derivativos,” informa o jornal, que explica que uma das primeiras contratações para o projeto aconteceu há um ano. Ana Carolina Camargo, então na Pi Investimentos, assumiu como “head of investiments and exchange”. “Carolina também tem sondado profissionais de outras corretoras sobre posições na PagSeguro.”

O desafio da PagSeguro é grande porque além de tentar penetrar em um dos mercados mais disputados da economia, a empresa não tem histórico em crédito nem experiência em investimentos. Assim, provavelmente, ela vai investir pesado em marketing depois de montar sua plataforma de investimentos. 

O jornal comenta que a tentativa de construir uma plataforma é a aposta mais recente do empresário Luiz Frias, um dos herdeiros da Folha de São Paulo. “Anos atrás, ele viu o tráfego do UOL como uma oportunidade para criar um negócio de maquininhas que hoje vale US$ 12 bilhões, transformando-se de herdeiro de uma indústria em declínio em bilionário self-made da nova economia.”

Para as outras plataformas, a entrada em campo de uma empresa capitalizada pode ter consequências. “Se o Luiz transformar a corretora num centro de custo, ou seja, se estiver disposto a perder dinheiro na corretagem para ganhar na venda de CDB, CRIs e fundos, vai pressionar a receita dos outros,” contou um investidor ao Brazil Journal.

Outro analista do mercado disse que a PagSeguro parece estar fazendo todos os movimentos estratégicos corretos, “mas ninguém sabe o que o Luiz pensa nem pra onde ele quer levar a companhia.” Segundo a fonte, Frias é conhecido por sua excentricidade e raras interações sociais. “O mercado não sabe se eles deram sorte [com adquirência] e se, num ambiente mais competitivo, vão conseguir dar essa sorte de novo.”

PagBank representa menos de 10% da receita 

Segundo o jornal, no PagBank, que ainda representa menos de 10% da receita da PagSeguro, as operações de crédito são incipientes e têm tido inadimplência relativamente alta. “Hoje, o banco oferece apenas contas de poupança, cartão de débito e de crédito, um produto ainda pequeno.”

Um investidor contou que, no Brasil, a pessoa que poupa e a que toma crédito são diferentes. “A Pag está com dificuldade de penetrar na base de poupadores porque ela não intersecciona com os donos de maquininhas.” 

“Com a queda dos juros, o mercado que atende os poupadores teve que se sofisticar. O grosso do dinheiro está indo pra XP, BTG e pra quem tem um produto melhor pra oferecer, e quem tem só conta e cartão de débito está ficando com a carniça. Eles [a PagSeguro] sabem que o mercado de adquirência tem rentabilidade declinante e estão tentando oferecer uma série de opções para manter o cliente no ecossistema,” diz outro investido.

Fonte: Brazil Journal

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top