Por Edilma Rodrigues
O PagSeguro PagBank registra mais de 7 milhões de clientes ativos no seu banco digital PagBank, em outubro. Apenas no terceiro trimestre de 2020, a empresa contabilizou 2 milhões de novos usuários. A companhia também viu o volume de transações financeiras em seus terminais alcançar 45 bilhões de reais, o maior nível da história para um trimestre, avanço de 53% no 3T20, frente ao mesmo período do ano passado. Segundo o PagSeguro PagBank, este percentual está muito acima do ritmo da indústria, que cresceu 17% no mesmo período.
Durante o terceiro trimestre de 2020, a empresa viu o uso do pagamento na modalidade débito crescer em um ritmo mais acelerado, enquanto as transações de crédito à vista e crédito parcelado crescem bem abaixo. O avanço reflete uma mudança temporária nos padrões de consumo de milhões de brasileiros, que têm priorizado os bens de primeira necessidade, equacionando as finanças mensais e adiado compras parceladas, dado o cenário de maior incerteza. Para a Companhia, “neste período de pandemia, com menor circulação nas ruas, o consumo de itens esporádicos, mais atrelados à modalidade crédito, tiveram diminuição”, avaliam os analistas do PagSeguro PagBank.
6 milhões de comerciantes ativos
O número de adições líquidas de novos comerciantes atingiu a marca de aproximadamente meio milhão, outro recorde alcançando pela companhia, que contava com mais de 6 milhões de comerciantes ativos ao final de setembro. “O salto no número de novos comerciantes, aliado ao aumento substancial das transações financeiras online, que cresceram 121% no terceiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2019, foram os principais motores de crescimento no período”, explica a companhia em nota.
Além disso, o PagSeguro PagBank concluiu a aquisição da MOIP (Wirecard Brazil), uma das melhores empresas em soluções de pagamentos online do Brasil, aumentando a sua exposição às transações financeiras em marketplaces e plataformas de e-commerce.
Receita
Influenciadas pelo avanço dos resultados de TPV e por aumento da presença no segmento de pagamentos online, a receita líquida do PagSeguro PagBank alcançou R$ 1,8 bilhão, crescimento de 22% frente ao registrado no mesmo período de 2019. O resultado mostra forte recuperação em comparação ao 2T20, quando a receita caiu 2% ante o trimestre anterior, refletindo os impactos do isolamento social por conta da pandemia. Outra boa notícia é que as receitas do PagBank voltaram a crescer acima de 100% neste último trimestre na comparação anual.
“O PagSeguro PagBank segue firme no seu propósito de democratizar o acesso aos serviços financeiros, promover a inclusão e ajudar os empreendedores, principalmente em um momento tão desafiador como esse. Seguimos investindo de maneira acelerada no desenvolvimento de novos produtos, com o objetivo de termos os melhores serviços e produtos e sermos o destino principal dos recursos de milhões de brasileiros. Nos últimos dois anos, por exemplo, foram mais de 50 novos produtos financeiros, serviços, contratações e parcerias anunciadas”, assinala o CEO da empresa, Ricardo Dutra.
A mais lucrativa do segmento
Vale ressaltar que mesmo com os impactos operacionais e financeiros adversos causados pela pandemia da Covid-19 e com os maiores investimentos no PagBank, o PagSeguro PagBank continuou sendo a empresa mais lucrativa do setor de meios de pagamentos nos primeiros nove meses de 2020, em números absolutos e em margens comparáveis.
Das 19 corretoras e casas de análise de ações que fazem recomendações de compra e venda de ações, 74% tem recomendação de “compra” para as ações do PagSeguro PagBank. A boa perspectiva se deve, na avaliação da companhia, à resiliência do negócio, à tecnologia e às oportunidades para o futuro em soluções de pagamentos e serviços bancários e financeiros.
O balanço trimestral completo com infográficos e releases, além da conferência com os investidores, podem ser acessados no link.
Com informações da assessoria de imprensa