Pagamentos por som já são realidade

O Google lançou há poucos dias o Tez, sistema que permite transferir valores e pagar contas no celular, por meio de frequências ultrassônicas, inaudíveis pelo ouvido humano. Com a tecnologia de áudio QR, disponível na opção cash mode do aplicativo, dispositivos móveis do pagador e do beneficiário se identifiquem por meio do som ultrassônico, transmitido e recebido por microfone e alto-falantes do dispositivo. Por enquanto, o app está disponível apenas para usuários de smartphones na Índia.

Com a tecnologia áudio QR, o Tez (rápido em hindi) faz transações rápidas; sem dinheiro; independentemente do valor, inclusive micro pagamentos, diretamente de uma ou mais contas bancárias do pagador. As transações são feitas entre celulares com o app instalado.

Um dos diferenciais do Tez é operar em smartphones mais simples. Qualquer dispositivo com microfone, alto-falante e o app instalado está apto a fazer ou receber pagamentos. Mesmo aqueles que não possuem o NFC – Near Field Communication –, recurso que permite pagamentos sem contato e atualmente é requisito de quase todos os sistemas.

A opção “cash mode” só pode ser usada quando os dispositivos estão próximos, mas o método é anônimo. A conta bancária e os números de telefone celular são ocultos ao fazer transações, com a plataforma Tez Shield, do Google, que detecta fraude e protege a identidade dos utilizadores.

O Tez trabalha com 55 bancos indianos, que usam a infraestrutura pública digital Unified Payments interface – UPI – que permite pagamentos móveis instantâneos entre vários bancos em um único aplicativo. Essencialmente, o app pode ser usado sempre que os pagamentos da UPI estão habilitados.

Com informações de pplWare, The Mobile Indian e BandWagon

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top