Pagamentos entre bancos, pós negociação e cadastros são áreas de maior avanço do blockchain no mundo

Em todo o mundo os bancos estão preferindo iniciar suas experiências com blockchain em atividades internas antes de partir para uma exposição de suas operações com a nova tecnologia para o público externo. Desta forma, algumas das atividades mais avançadas em termos de soluções em uso são os pagamentos feitos entre as próprias instituições financeiras, a pós negociação e os cadastros.

Esta foi uma das principais constatações do painel “Blockchain: O que está acontecendo no mundo?”, realizado no último dia do CIAB FEBRABAN. O defensor desta tese foi o Diretor Executivo do Banco UBS, Frederic de Mariz. Ele citou os projetos de custódia e aluguel de ações anunciados recentemente pela Bolsa de Valores do Chile e um sistema de cadastro desenvolvido pelo banco francês Crédit Mutuel.

O painel foi moderado pelo diretor de Sistemas da B3, Jochen Mielke, e contou ainda com a participação do IBM Financial Markets Systems Architect, Robert Brinkman e do Head of R&D and Innovation do Banco Santander, Julio Faura.

O representante do banco espanhol declarou que uma das principais decisões estratégicas tomadas nos fóruns de desenvolvido da tecnologia na Europa foi buscar formas de regulamentar o uso. “Ao invés de tentar descobrir o que poderíamos fazer com blockchain, decidimos tentar saber como a utilização desta nova ferramenta pode ser considerada legal”, disse. Segundo ele, um dos caminhos mais promissores neste sentido tem sido o envolvimento do sistema notarial.

Para Robert Brinkman, o ponto fundamental é a questão da segurança. “O que nós vamos dizer para as empresas é que elas peguem todas as suas informações mais preciosas e estratégicas e coloquem neste novo banco de dados. Então nós temos que garantir a elas que este sistema é totalmente seguro”, disse.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top