Pagamento por reconhecimento facial chega aos supermercados

Pagamento por reconhecimento facial chega aos supermercados

Por Edilma Rodrigues

Para pagar as compras no Supermercado do Frade, em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, o cliente que tem o cartão da loja e fez o registro biométrico no app vai ao caixa, posiciona o rosto em frente à câmera e pronto, a despesa está paga. O primeiro pagamento com o uso da biometria facial foi feito com sucesso em janeiro e foi possível com a parceria da DMCard, que gere cartões private label (o cartão da loja) no varejo supermercadista, com a fintech Payface.

Após os bons resultados em um ambiente controlado, a tecnologia, desenvolvida pela Payface, está à disposição de todos os varejistas parceiros da DMCard: 3.620 pontos de venda espalhados por todo Brasil.

Uso da biometria facial e segurança

Quando uma rede adota o sistema de pagamento por reconhecimento facial, o cliente precisa fazer o registro de sua biometria, fotografando seu rosto diretamente pelo aplicativo. Depois, é só informar ao caixa que deseja fazer o pagamento por reconhecimento facial.

O gerente de prevenção a fraudes da DMCard, Caio Bregonde, explica que a biometria facial não é apenas de uma substituição de senha, pois neste caso seria necessário estar com o plástico em mãos. “O sistema de reconhecimento facial substitui totalmente o cartão físico, que não precisa ser levado até a loja e nem ser mantido na bolsa ou carteira”, assinala.

Segundo a DMCard, com a tecnologia disponível no mercado atualmente, a biometria é o sistema com a mais alta eficiência na prevenção de fraudes com várias vantagens. “A identificação biométrica usa características únicas de um ser humano com as quais nascemos e morreremos, isso significa que podem ser utilizadas por tempo indeterminado, não sofrem alterações que exijam constante atualização e jamais se repetem de forma idêntica em mais de uma pessoa”, explica Bregonde.

Previsão de crescimento do negócio em outros setores

Segundo o diretor de TI da DMCard, Fernando Oliveira, no processo de digitalização da empresa existe o propósito de desenvolver cada vez mais tecnologias para estimular o desenvolvimento do setor e incrementar as vendas dos parceiros varejistas.

Além do pagamento com reconhecimento facial, o executivo destaca outras iniciativas. “Recentemente conseguimos, também em parceria com uma startup especializada, desenvolver um sistema de e-commerce que aceita o cartão de loja como forma de pagamento. Antes, isso era possível apenas com cartões bandeirados”, conta Oliveira.

A DMCard informa que tem crescido de forma bastante acelerada, não apenas em novos clientes e em valor movimentado nos cartões, mas também no lançamento de novos produtos. Atualmente, entre os produtos financeiros da empresa, os clientes já contam com o cartão bandeirado DMCard Mastercard, a conta digital DM Conta e seu primeiro produto B2B de tecnologia e não financeiro, o aplicativo DM Ofertas. E promete que, ainda este ano, vai lançar novas soluções em crédito para o consumidor final.

“Todos eles já contam com a biometria facial como mais um elemento de segurança de identificação. Em breve, também poderão utilizar esse mesmo sistema para as transações financeiras, assim como já está disponível para o cartão de loja”, finaliza a empresa em seu comunicado.

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top