Por Edilma Rodrigues
Para pagar as compras no Supermercado do Frade, em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, o cliente que tem o cartão da loja e fez o registro biométrico no app vai ao caixa, posiciona o rosto em frente à câmera e pronto, a despesa está paga. O primeiro pagamento com o uso da biometria facial foi feito com sucesso em janeiro e foi possível com a parceria da DMCard, que gere cartões private label (o cartão da loja) no varejo supermercadista, com a fintech Payface.
Após os bons resultados em um ambiente controlado, a tecnologia, desenvolvida pela Payface, está à disposição de todos os varejistas parceiros da DMCard: 3.620 pontos de venda espalhados por todo Brasil.
Uso da biometria facial e segurança
Quando uma rede adota o sistema de pagamento por reconhecimento facial, o cliente precisa fazer o registro de sua biometria, fotografando seu rosto diretamente pelo aplicativo. Depois, é só informar ao caixa que deseja fazer o pagamento por reconhecimento facial.
O gerente de prevenção a fraudes da DMCard, Caio Bregonde, explica que a biometria facial não é apenas de uma substituição de senha, pois neste caso seria necessário estar com o plástico em mãos. “O sistema de reconhecimento facial substitui totalmente o cartão físico, que não precisa ser levado até a loja e nem ser mantido na bolsa ou carteira”, assinala.
Segundo a DMCard, com a tecnologia disponível no mercado atualmente, a biometria é o sistema com a mais alta eficiência na prevenção de fraudes com várias vantagens. “A identificação biométrica usa características únicas de um ser humano com as quais nascemos e morreremos, isso significa que podem ser utilizadas por tempo indeterminado, não sofrem alterações que exijam constante atualização e jamais se repetem de forma idêntica em mais de uma pessoa”, explica Bregonde.
Previsão de crescimento do negócio em outros setores
Segundo o diretor de TI da DMCard, Fernando Oliveira, no processo de digitalização da empresa existe o propósito de desenvolver cada vez mais tecnologias para estimular o desenvolvimento do setor e incrementar as vendas dos parceiros varejistas.
Além do pagamento com reconhecimento facial, o executivo destaca outras iniciativas. “Recentemente conseguimos, também em parceria com uma startup especializada, desenvolver um sistema de e-commerce que aceita o cartão de loja como forma de pagamento. Antes, isso era possível apenas com cartões bandeirados”, conta Oliveira.
A DMCard informa que tem crescido de forma bastante acelerada, não apenas em novos clientes e em valor movimentado nos cartões, mas também no lançamento de novos produtos. Atualmente, entre os produtos financeiros da empresa, os clientes já contam com o cartão bandeirado DMCard Mastercard, a conta digital DM Conta e seu primeiro produto B2B de tecnologia e não financeiro, o aplicativo DM Ofertas. E promete que, ainda este ano, vai lançar novas soluções em crédito para o consumidor final.
“Todos eles já contam com a biometria facial como mais um elemento de segurança de identificação. Em breve, também poderão utilizar esse mesmo sistema para as transações financeiras, assim como já está disponível para o cartão de loja”, finaliza a empresa em seu comunicado.
Com informações da assessoria de imprensa