Pagamento de transporte público no RJ está cada vez mais sem contato

Pagamento de transporte público no RJ está por meio digital

Por Edilma Rodrigues

O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, completa dois anos de uso da tecnologia por aproximação NFC (Near Field Communication) com mais de 1,4 milhão de pagamentos realizados no transporte, tanto nas 41 estações como nas linhas de ônibus do Metrô na Superfície. A solução, implantada em 2019, vem aumentando a sua participação nas transações e, nos últimos seis meses, cresceu 140%. 

A maior parte das operações com NFC, 77%, foi feita por meio de cartões pré-pago, crédito e débito da Visa, Elo e Mastercard, sendo as duas primeiras bandeiras aceitas também nos validadores dos ônibus na superfície, além das catracas das estações. Já os pagamentos realizados por outros dispositivos habilitados como celulares, relógios e pulseiras foram responsáveis pelos outros 23% do total.

Cartão virtual permite pagar a passagem pelo celular

A Riocard Mais apresenta o cartão digital, que permite pagar a passagem no transporte público do Estado do Rio de Janeiro no celular. A solução, em fase piloto e sendo testada por 100 passageiros e funcionários da empresa, traz uma alternativa à versão física dos cartões e garante mais praticidade aos usuários, que podem pagar pela tela do smartphone. 

A partir de junho, a Riocard Mais pretende lançar a versão beta para toda a base de clientes, tendo a Moovit como parceira. Essa integração, conta a empresa, permitirá que o usuário consulte a plataforma e identifique qual meio de transporte está apto a ler tecnologia NFC do app Cartão Digital. 

O pagamento por aproximação usando smartphones é uma tendência mundial, subiu de 23% para 34% no Brasil em um ano. Estimulado pela pandemia, o brasileiro passou a experimentar essa realidade e a nos sugerir mudanças nesse sentido também. Tivemos a inciativa de lançar o aplicativo e convidamos um pequeno grupo de clientes para contribuir com o desenvolvimento do produto, explica Melissa Sartori, gerente de Marketing da Riocard Mais, citando a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, de setembro de 2020. 

O objetivo do app Cartão Digital é ser mais uma solução para otimizar o tempo de embarque e reduzir o contato com dinheiro em espécie. A iniciativa faz parte da lista de produtos que a Riocard Mais vem entregando nos últimos dois anos, quando foram lançados os aplicativos Riocard Mais e Valida Mais, utilizados para aquisição e reconhecimento de créditos de transporte. E o atendimento virtual Tomais, disponível no site, no Facebook e no WhatsApp, além de outras opções de pagamento de passagem, como pulseiras, chaveiros e Pix. 

“O App Valida Mais foi precursor do novo app Cartão Digital, pois já utilizava a tecnologia NFC para gravar as informações de recarga nos cartões e dispositivos físicos,” informa a empresa.

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top