Após o anúncio feito na semana passada da adquirente de cartão de crédito Stone, ligada aos bancos BTG Pactual e Panamericano, da solução Maqbox, que possibilita ao comerciante trocar a maquininha de cartão (POS) ou o equipamento de TEF – Transferência Eletrônica de Fundos por smartphone, nesta semana foi a vez da Muxi, do grupo APPI, apresentar uma tecnologia com o mesmo objetivo. A diferença é que a primeira tem como foco o aparelho do lojista e a segunda trabalha junto ao dispositivo do consumidor.
Segundo matéria publicada pelo site Mobile Time, a Muxxi, que é responsável pelo software de pagamento que roda nos terminais POS da Cielo, está com negociações em curso com várias redes adquirentes e bancos para lançar um primeiro teste piloto no Brasil até o final do ano de um sistema que transforma o smartphone do cliente no POS de qualquer estabelecimento comercial em que ele esteja presente, sem a necessidade de troca de hardware ou de software no caixa.
O texto explica que o processo é iniciado com a associação do número de cartão de crédito do consumidor ao seu número telefônico. A ideia é que isso seja feito pela própria rede de adquirência, através de sua máquina de POS tradicional, após um pagamento qualquer. Depois disso, o consumidor receberá em seu celular o link para instalação do aplicativo da solução. A partir daí, da próxima vez que entrar em um estabelecimento comercial parceiro, deverá fazer uma espécie de check-in através do aplicativo, informando a sua presença ali. Então, na hora de pagar a conta, seu smartphone vai emular a máquina de POS daquele estabelecimento.
O principal executivo da empresa, Alexandre Pi, comenta na matéria que na prática o novo sistema substitui tanto as máquinas de POS quanto os próprios cartões de plástico, já que o smartphone do cliente faz os dois papéis simultaneamente.