nota8

Otimização, simulação e modelagem são aplicações aptas à computação quântica

Embora ainda seja uma tecnologia incipiente, as organizações já devem mapear os problemas e as aplicações que venham a se beneficiar da oferta de computação quântica. “As vantagens são maiores em questões em que haja muitas variáveis a se analisar. Em otimização, temos na área de logística o típico exemplo do problema do caixeiro viajante. Na área de modelagem e aplicações de IA, assim como em simulações, multiplica-se exponencialmente o número de probabilidades com que se pode lidar”, diz Elena Yndurain, consultora para serviços financeiros da iniciativa IBM Q e autora da palestra Possíveis aplicações da computação quântica na indústria financeira.

A especialista prevê que a consolidação da computação quântica vai ter efeitos tanto na linha de frente, de granularizar a segmentação de clientes, quanto no back office. “O modelo permite se chegar a resultados mais precisos com uma amostragem comparativamente menor. Isso pode ter efeitos como reduzir a necessidade de alocação de capital para cumprir os requisitos de conformidade”, exemplifica.

Por se tratar de uma tecnologia disruptiva, que muda a estrutura matemática do software para computação clássica, Yndurain recomenda que as organizações não esperem para começar a lidar com a tecnologia, mesmo alguns anos antes da disponibilidade de aplicações comerciais. “Se em áreas como Ciência de Dados já vemos um gap de talentos, vai ser ainda mais difícil encontrar pessoas preparadas para pensar com a lógica quântica”, acrescenta.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top