Crédito: Freepik.com

Os três benefícios do Cadastro Positivo relacionados pelos consumidores

Ser reconhecido pelas contas pagas ao invés das dívidas é o benefício mais citado pelos respondentes da sondagem realizada pela ANBC
São Paulo, 23 de novembro de 2023: Caminhando para seu quinto ano de vigência e atualmente em sua quarta fase de implementação, referente aso dados de adimplência do setor de saneamento, o Cadastro Positivo se consolidou como um direito dos brasileiros, sendo reconhecido por seus benefícios.
De acordo com a mais recente sondagem realizada pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), entre as principais vantagens apontadas pelos respondentes destaca-se o fato de as avaliações de crédito identificarem o tomador de crédito a partir das contas pagas ao invés de focalizarem possíveis dívidas, indicada por 34% dos respondentes.
Em seguida, 33% dos participantes enfatizaram a oportunidade de ter acesso ao crédito quando necessário, enquanto 19% indicaram que o Cadastro Positivo possibilita demonstrar que uma dívida do passado foi um imprevisto. O levantamento revelou também que 14% ressaltaram a chance de ter acesso a juros e condições adequados ao seu perfil de consumidor na hora de buscar crédito.

“Os resultados demonstram um amadurecimento dos consumidores em relação ao entendimento do Cadastro Positivo e dos benefícios que o instrumento traz”, analisa Elias Sfeir, presidente da ANBC.

“Os esforços do setor de birôs de crédito continuarão para que o Cadastro Positivo continue a promover a inclusão financeira e dar visibilidade ao histórico de adimplência dos tomadores de crédito. O Cadastro Positivo dá visibilidade para crédito, estimula a educação financeira e fortalece toda a economia”, completa o executivo.

A amostra da sondagem é de 1.208 respondentes de todas as regiões do país durante o mês de junho. Outros estudos da ANBC estão disponíveis em Link.

(Fonte: Assessoria de Imprensa)

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
Inteligência Artificial pode contribuir em até 5,4% do PIB da América Latina até 2030
Segundo relatório da Allianz Trade número fica atrás dos Estados Unidos e Canadá, que devem...
TOP 6
Valid lança primeiro cartão bancário 100% em braille no Brasil
Os cartões já estão disponíveis para os clientes do Banco do Brasil (BB); equipamento inédito...
TOP 6
Embratel amplia solução de conectividade via satélite para fornecer redundância
Serviço de Banda Larga via satélite proporciona uma camada adicional de backup à rede das...
TOP 6
Banco Central publica próximos passos da regulação de criptoativos
A infraestrutura criada para o Piloto com Tecnologia de Registro Distribuído (DLT) passará a testar...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top