Por Edilma Rodrigues
O banco Original vai validar transações de alto valor e prevenir fraudes com biometria facial (liveness). A instituição explica que, com a solução, o cliente passa a ter mais segurança para fazer operações como TED, TEF e pagamentos de contas, além de ser uma das ferramentas mais importantes para a massificação do uso do PIX no futuro próximo. O reconhecimento facial, que já era usado para a abertura de contas, faz a autenticação e a validação usando movimentos básicos como sorrir, piscar, mover o rosto de um lado para o outro.
De acordo com o superintendente executivo de segurança corporativa do Original, Leandro Bartolassi, essa inovação traz muito mais segurança do que as tradicionais senhas. “A tecnologia permite realizar um mapeamento do rosto do cliente que é verificado com os dados armazenados, havendo uma similaridade, a transação é liberada. Outro ponto interessante é que permite o reconhecimento do cliente mesmo com máscara, o que facilita muito no contexto atual, explica.
Além disso, continua o executivo, o uso da ferramenta será ainda um importante aliado no sistema de pagamentos instantâneos. “No Original, será possível a realização de PIX de alto valor usando a biometria facial como confirmação dupla, garantindo mais segurança e facilidade para o consumidor, complementa.
Temos o cliente como centro da nossa estratégia e nosso objetivo é sempre propiciar a melhor experiência e os melhores produtos e serviços. Hoje estamos incorporando novas funcionalidades utilizando essa tecnologia e, muito em breve, teremos ainda mais novidades e inovações para os nossos clientes, finaliza Bartolassi.
Atualmente, o Original tem mais de 3,5 milhões de clientes e atua nos segmentos varejo (pessoa física e empreendedores), empresas (pequenas, médias e grandes empresas), fintechs (por meio da unidade de Bank as a Service) e carteiras digitais (por meio da sua controlada PicPay).
Com informações da assessoria de imprensa