Original e Stefanini reinventam o conceito de banco

Para lançar uma plataforma tecnológica inovadora e multicanal, que garanta segurança em um ambiente totalmente on-line, o Projeto “Original na essência, disruptivo na atitude”, do Banco Original, em parceria com a Stefanini, reinventa a interação com o cliente de forma intuitiva e direta, priorizando agilidade e conveniência. O banco encontrou na Stefanini um parceiro estratégico de negócios para o desenvolvimento dos canais digitais e serviços que ajudem no processo de transição do físico para o digital. Hoje, as contas são abertas pelo celular, sem nenhum tipo de burocracia. As iniciativas das empresas concorrem ao Prêmio Relatório Bancário 2017, nas categorias Aplicativos, Disrupção e User Experience.

Segundo o CIO do Banco Original, Wanderley Baccalá, o projeto de abertura de conta on-line foi estratégico e fundamental para o lançamento do Banco Original, pois materializou os valores de ser 100% digital – conveniência, agilidade e a capacidade de descomplicar e ser inovador. “A inovação é uma constante no banco, sendo o melhor caminho a seguir, pois os clientes esperam cada vez mais de nós benefícios reais e tangíveis”, completa Baccalá.

De acordo com o projeto, se antes as transações eram realizadas apenas em agências físicas ou por meio de correspondentes bancários, houve nos últimos anos uma diversificação de canais para atender um consumidor cada vez mais exigente e que faz questão de utilizar o canal de sua conveniência. “Ser digital traz um novo conceito, já que essa experiência não pode ser apenas traduzida do mundo físico de forma simplista. Ao criar o modelo 100% digital, que soma mais de 100 mil clientes desde o início da operação em março deste ano, o banco reinventou a interação do cliente com produtos e serviços financeiros, de forma intuitiva e direta”, afirma o CIO do Banco Original.

O executivo explica que montar a plataforma tecnológica para entregar este banco diferenciado foi um desafio diferente. “Fizemos um time inteiro de tecnologia pensar diferente para entregar uma tecnologia orientada para o cliente, de forma a tornar o dia a dia do usuário mais fácil e intuitivo ao lidar com seu dinheiro. O começo não foi simples, mas muito divertido”, avalia Baccalá.

Dentre os 20 projetos implementados desde 2015 pela Stefanini, três se destacam: Abertura Remota de Contas, Plataforma de Gerente Comercial e Coleta e Entrega. O primeiro consiste em um aplicativo em que a equipe comercial pode coletar remotamente as informações necessárias para realizar o cadastro de novas contas, por meio de dispositivos móveis. Com a Plataforma de Gerente Comercial, o banco disponibiliza, em um tablet, todas as funções de uma agência, inclusive orientação de investimentos, para que o gerente possa se locomover para qualquer local, atendendo aos clientes no Brasil inteiro. “A Stefanini conta com uma grande experiência em projetos mobile, o que permitiu trazer inovação e engajamento à experiência de usabilidade dos clientes finais”, destaca a gerente de negócios da Stefanini, Ana Glaucia Lima.

Já o serviço de Coleta e Entrega é uma solução desenvolvida na plataforma Java/Web, com diversos werbservices para integração com os sistemas de canais, como atendimento e plataforma corporativa. O serviço permite ao cliente ter conveniências em casa, como a entrega de dinheiro em espécie (real, dólar e euro), entrega de token físico, cartões, recolhimento de cheques depositados via imagem, entre outros benefícios.

Recentemente o Banco Original apresentou o acesso ao BOT Original pelo Messenger do Facebook, uma ferramenta que possibilita atendimento virtual 24 horas. O cliente fala com o banco como se estivesse conversando com um amigo pelo Messenger do Facebook. Além disto, também é possível consultar saldo, extrato e realizar transferências para outros clientes do próprio Original, sem ter que entrar em outro aplicativo.

O Banco Original é um uma instituição financeira brasileira privada, com atuação nas áreas de Corporate, Agronegócio e Varejo. Em 2013, iniciou investimentos na construção de um banco 100% digital com uma proposta inovadora, com abertura de conta corrente pelo celular. A operação de varejo digital foi lançada em março de 2016. Além da abertura de conta, a facilidade e a integração de processos também são válidas para as transferências, pagamentos, consulta de extrato, depósito de cheques por imagem, investimentos premium e saques em moedas estrangeiras nos ATM’s próprios.

Com sede em São Paulo, o Banco Original tem mais de 850 funcionários e mais de 100 mil clientes desde o início da operação de varejo 100% digital. Agora, quer intensificar seu crescimento no varejo, com mais correntistas e ofertas de serviços. “O alinhamento com os parceiros de tecnologia é essencial para o sucesso da nossa plataforma”, diz Baccalá.

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