Por Edilma Rodrigues
Durante o webinar “Open Banking: Oportunidades Ilimitadas”, promovido pela Tata Consultancy Services (TCS), nesta quarta-feira (14), Tushar Parikh, Country Head Brasil e BFSI Head Latam na TCS, o sistema financeiro aberto se propõe a transformar rapidamente os serviços bancários, assim como o banco online fez há 20 anos. E tem impacto direto na jornada e nas expectativas do cliente, impulsionando ainda mais a necessidade de compromissos transparentes e contínuos com empresas em todos os setores. “A transformação se move dos limites dos bancos e dos reguladores e passa a incluir os clientes,” destaca.
Parikh observa que o open banking introduz um novo modelo de negócios, que permite otimizar e melhorar a experiência do cliente. Mas, “o sucesso do modelo depende da confiança dos consumidores para se sentirem confortáveis em compartilhar seus dados e a segurança tem papel fundamental para garantir a transparência e a correta utilização das informações do cliente.”
Para o executivo, como o Brasil e Índia, juntos, têm cerca de 22% de toda a população mundial, o open banking mostra grandes oportunidades e um enorme potencial ainda está por vir.