open-banking-investimentos

Open banking: plataforma de investimento como serviço está em fase beta na integração com cinco fintechs e startups

Por Edilma Rodrigues

A Genial Investimentos inicia a integração de APIs para oferecer serviços open banking de fintechs e startups. O objetivo é criar um ecossistema de serviços financeiros no entorno da plataforma de assessoria financeira e de investimentos. A empresa conta com cinco parceiros que estão em fase beta de testes e que usam a camada de Open API. Os nichos de atuação desses parceiros são desde startups em segmentos de criptoativos, crédito, gestão financeira, algoritmos, até instituições financeiras tradicionais. A estimativa é que a partir de maio algumas dessas iniciativas estejam disponíveis para clientes finais.

De acordo com a Genial, o objetivo do Open API é a expansão da plataforma em Investment-as-a-service (IAAS), que abre espaço para a empresa e seus parceiros criarem produtos e apps próprios, em via de mão dupla: a Genial passa oferecer seu portfólio de ativos e serviços financeiros para as empresas e estas oferecem seus produtos dentro da plataforma da Genial. 

O diretor da Genial Labs, área de inovação digital da Genial Investimentos, Venâncio Velloso, menciona que o Open API é um dos pilares da estratégia digital da empresa e abre diversas possibilidades aos parceiros que até então dependiam de complexas integrações e limitados ao modelo de white label. “Com essa entrega, poderemos disponibilizar nossos produtos dentro de outras plataformas financeiras, apps e fintechs e ampliar nosso poder de captação atrás de novos canais de aquisição de clientes, avalia Velloso. 

Genial pretende expandir parcerias

Além da fase de testes em andamento, a Genial pretende estender as parcerias com outras startups, além de bancos e gestoras de recursos. A ideia é capturar soluções que ofereçam potencial ganhos de sinergia e capilaridade na associação das suas plataformas, independente do nicho de atuação. 

A discussão de Open Banking voltado para o universo de investimentos ainda está em estágio inicial, porém a experiência da Genial Investimentos em acordos bilaterais com parceiros deve servir de exemplo para que o Banco Central possa definir as diretrizes para essa etapa da regulamentação. 

Acreditamos muito na importância de colocar o cliente no centro do negócio, como dono dos próprios dados e com poder de escolha de como, com quem e em quais canais ele quer interagir. Participar ativamente dessa abertura do mercado com o Open Banking nos deixa bastante entusiasmados, diz Velloso. 

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top