Por Edilma Rodrigues
O Banco Central do Brasil e o Conselho Monetário Nacional aprovaram na noite da última quinta-feira (26), o adiamento dos prazos de implementação do sistema financeiro aberto, o open banking, conforme antecipamos em matéria antes da decisão ser comunicada. Com a edição da Resolução Conjunta nº 2/2020, o início da implementação (fase I) passa de 30 de novembro de 2020 para 1º de fevereiro de 2021 e a conclusão, de 25 de outubro de 2021 para 15 de dezembro de 2021.
“Mesmo com o ajuste no cronograma, a conclusão do processo de implementação do Open Banking, dividido em quatro fases, ocorrerá em 2021,” assinala o BC.
O regulador explica que, com os esforços necessários para o combate à pandemia da Covid-19, o BC e a CMN entenderam que foram impactados os processos de trabalho nas instituições participantes do open banking. “Também foi levada em consideração a necessidade de adaptação de sistemas das instituições em razão de outras ações regulatórias, a exemplo do Pix e do registro de recebíveis de cartão,” comenta a nota divulgada pelo Banco Central.
Fonte: Banco Central