Imagem criada por inteligência artificial

OCDE avalia hábitos e conhecimento financeiro dos brasileiros

Levantamento em parceria com banco central e cvm mapeia inclusão e combate a golpes para aprimorar políticas públicas

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) está conduzindo uma nova pesquisa nacional para avaliar o nível de letramento, a inclusão e o bem-estar financeiro da população brasileira. Iniciado em 29 de junho e com término previsto para 7 de agosto, o levantamento busca compreender como os cidadãos administram o próprio dinheiro no cotidiano, como organizam o orçamento familiar e de que maneira tomam decisões ao contratar produtos e serviços no mercado.

Supervisionada tecnicamente pelo Banco Central do Brasil (BC) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), com o apoio da B3, a iniciativa dá continuidade às edições promovidas anteriormente em 2015, 2020 e 2023. O conceito de letramento financeiro abordado no estudo envolve o desenvolvimento de consciência, conhecimentos, habilidades e atitudes indispensáveis para escolhas conscientes. A coleta de dados estruturada permite identificar gargalos na sociedade e definir públicos prioritários para futuras ações educacionais.

Temas abordados e ferramenta internacional

A avaliação utiliza o Toolkit OCDE/INFE, uma metodologia padronizada criada pela Rede Internacional de Educação Financeira da OCDE em colaboração com seus países-membros. O questionário é amplo e vai além das finanças pessoais básicas, investigando temas como letramento financeiro digital, resiliência diante de crises, incidência de golpes e fraudes, além da adesão a finanças sustentáveis.

Por se tratar de uma ferramenta aplicada em diversas nações que aderem voluntariamente ao projeto, os resultados permitem comparar os indicadores do Brasil com parâmetros internacionais, ajudando a mensurar o avanço da inclusão financeira no país ao longo dos anos.

Metodologia da pesquisa

A coleta de dados aborda uma amostra de 2.000 pessoas com idades entre 18 e 79 anos, distribuídas por estados e cidades de todas as regiões brasileiras. A aplicação do questionário é realizada presencialmente por entrevistadores da empresa de pesquisa CP2. A participação dos cidadãos é totalmente voluntária, sem qualquer tipo de remuneração, distribuição de brindes ou incentivos financeiros.

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
BC amplia transparência e cria novas séries sobre política cambial
Página oficial reunirá histórico de dez anos e cronogramas de vencimento de Swap Cambial e...
TOP 6
Bets começam a repassar R$ 1,3 bilhão de saldos para os bancos
Devolução automática para 26,5 milhões de apostadores ocorrerá entre 9 e 14 de outubro pelas...
TOP 6
Autoridade europeia exige fim do uso de stablecoins fora do MiCA
Esma orienta reguladores a banir tokens não conformes até janeiro de 2027 e proíbe novas...
TOP 6
Coins.xyz pedirá licença ao BC para operar cripto e câmbio no Brasil
Plataforma das Filipinas quer licença de psav para expandir pagamentos internacionais com stablecoins e sistema...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

Rolar para cima