O que pode acontecer a partir do vazamento das quase 577 mil chaves Pix?

O que pode acontecer a partir do vazamento das quase 577 mil chaves Pix?

Por Edilma Rodrigues

Ao todo, 576.785 mil chaves Pix vazaram, em três ocasiões: agosto de 2021, 414.526 chaves sob a posse do Banco do Estado de Sergipe (Banese); 160.147, em dezembro do mesmo ano, da Acesso Soluções de Pagamento e, em janeiro, 2.112 do Logbank Soluções em Pagamentos. Mas qual o perigo da exposição dessas chaves Pix?

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos – Febraban, o vazamento das chaves Pix se deu a partir da utilização destas chaves para obtenção do número da conta que está associada a ela. “A transação do Pix continua segura e não há risco de o fraudador se apropriar daquela chave Pix em nome do cliente”, analisa a entidade. Isso porque as chaves Pix são utilizadas para identificação do destino dos recursos no caso de uma transferência, portanto a utilização das chaves PIX, olhadas de forma isolada, não trazem risco para os clientes. 

O especialista em cibersegurança e CEO da CLM, Francisco Camargo, explica que o real perigo é o phishing: envio de e-mails ou mensagens com links maliciosos, que, por meio da engenharia social, atraem e enganam pessoas para roubar dados verdadeiramente críticos, como senhas, número de cartão, código de segurança. 

“A maioria das pessoas usa como chave Pix o e-mail, número do celular ou CPF. As duas primeiras informações são de larga difusão, para fins práticos são públicas, já estão disponíveis. O CPF, no entanto, deveria ser tratado com mais cuidado por todos. É fácil encontrá-lo na internet. A conclusão lógica é que a chave PIX não é secreta. A única chave mais ou menos confidencial é a chave aleatória e é a única que garante uma certa privacidade ao usuário”, descreve.

A Febraban complementa que, além do risco de armadilhas por e-mail ou mensagem, há o perigo de ligações ilegítimas. “Na medida que o fraudador toma conhecimento do banco, agência e número da conta de um determinado cliente, ele pode ligar para o cliente, usando estes dados para convencê-lo a fornecer informações confidenciais, como senhas e números de cartões, ou para que faça transações em favor de bandidos”.

Camargo completa: “Todos esses golpes exploram emoções humanas, principalmente medo e ambição. Medo – seu Pix será bloqueado em uma hora. Atualize os dados no internet banking. E aí, um link conduz a uma cópia da página do seu banco, e a vítima inocentemente digita seu número de conta, sua senha, seu CPF, seu número de cartão, seu código do cartão, e assim, entrega tudo para os bandidos. Ambição – Ganhe 200 mil pontos inscrevendo agora seu cartão no super compra premiada. Promoção válida por seis horas (urgência). Digite número do cartão, data de vencimento, código de 3 dígitos, nome completo, CPF e endereço”.

É necessário trocar as chaves Pix?
A Febraban tranquiliza os clientes: não há necessidade de troca das chaves Pix porque a exposição dos dados bancários se limita ao nome do banco, número da agência e número da conta. 

“O que realmente é um ponto importante é ficar atento a qualquer tipo de ligação telefônica pedindo senhas ou transferências bancárias, entrega de cartões de crédito ou débito e jamais clicar em nenhum link que tenha recebido em seu celular. Sempre utilize o aplicativo ou a internet banking do seu banco para realizar quaisquer movimentações ou atualizações cadastrais”.

Dicas da Febraban para evitar golpes:

 – O banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão e nunca liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento

– Os bancos nunca pedem o cartão de volta nem mandam portadores até a sua casa para buscá-lo

– Desconfie de pessoas pedindo dinheiro ou seus dados por aplicativos de mensagem

– Nunca divulgue informações pessoais nas redes sociais

– Nunca clique em links desconhecidos para fazer suas compras e nem em links recebidos por WhatsApp e SMS. E nunca clique em links que peçam sincronização, atualização, manutenção de token, app ou cadastro do banco.

Vazamentos x instituições financeiras

Para o executivo da CLM, o vazamento de chaves PIX mostra que a instituição financeira que as controlava não tomou os cuidados necessários para protegê-las, e isto é muito grave. As chaves PIX e todos os dados dos clientes da instituição financeira deveriam estar protegidos com criptografia e a rede da organização deveria ter no mínimo a proteção padrão para rede, servidores e desktops.

“Os golpes de sequestro para fazer transferências via PIX só existem porque os criminosos conseguem abrir contas ‘laranja’ em bancos ‘descuidados’. O que deveria ser muito difícil pois existem regulamentos do Banco Central a respeito: o princípio KYC – Conheça o seu cliente – é obrigação de todos os bancos”, assinala Camargo.

www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/1993/pdf/res_2025_v5_L.pdf

“Art. 1º Para abertura de conta de depósitos é obrigatória a completa identificação do depositante, mediante preenchimento de ficha-proposta contendo, no mínimo, as seguintes informações, que deverão ser mantidas atualizadas.”

Para o CEO, uma forma de se reduzir drasticamente esse tipo de crime, é exigir que os bancos receptores, isto é, aqueles que abriram contas ‘laranja’ indenizem as vítimas, além de receberem multas punitivas crescentes do Banco Central”, finaliza.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top