O que esperar para o mercado de meios de pagamento em 2024?

O que esperar para o mercado de meios de pagamento em 2024?
A dinâmica dos meios de pagamento está em constante transformação, impulsionada pela conveniência e velocidade dos pagamentos digitais. O Brasil, inclusive, tem se destacado neste âmbito: segundo dados da Accenture, o país é um dos líderes globais na adoção de novos meios de pagamento, graças ao sucesso do Pix.
Em seus três anos de existência, o Pix se tornou um protagonista no cenário financeiro brasileiro, com mais de 158 milhões de usuários entre pessoas físicas e jurídicas, realizando transações e um impressionante marco de quatro bilhões de transações em setembro de 2023, segundo dados do Banco Central.
Olhando para o futuro, a grande expectativa é o lançamento do Pix Automático. Essa nova modalidade, programada para outubro deste ano, promete migrar os meios tradicionais, como mensalidades, boletos e até mesmo débito automático, para o dinamismo do Pix. Com 40% da população sem acesso a cartões de crédito, essa transição é esperada não apenas para simplificar a vida do consumidor, mas também para impulsionar diversos setores da economia.
Com o avanço dos pagamentos digitais e da própria agenda do Pix, a redução do uso de dinheiro físico é uma realidade no Brasil, onde 58% das pequenas empresas já se preparam para operar sem dinheiro físico nos próximos dois anos, segundo estudo recente da Visa. Afinal, métodos de pagamento instantâneos e digitais garantem mais segurança, além de evitarem imbróglios comuns no manuseio da moeda em papel, como falta de troco e cédulas falsificadas.
Diante desse cenário, empresas brasileiras têm investido cada vez mais em soluções de pagamento digital, oferecendo aos consumidores opções rápidas e seguras para realizar transações. Além disso, as instituições reguladoras também têm incentivado essas soluções, visando reduzir a circulação de dinheiro em espécie e aumentar a eficiência das transações.
Entretanto, a proliferação de redes e sistemas fragmentados têm desafiado a experiência do usuário. Por isso, uma das tendências que podemos citar para 2024 é a expectativa de uma migração para uma infraestrutura mais modular e compatível, priorizando a interoperabilidade.
A busca por experiências personalizadas também molda essa transformação. Consumidores agora anseiam por soluções que atendam às suas necessidades específicas, exigindo uma transformação significativa por parte dos bancos e instituições financeiras.
Para tanto, a transformação não será apenas na infraestrutura, mas também na busca por empresas parceiras para impulsionar essas mudanças. A expectativa é que as instituições financeiras busquem colaborações para preencher lacunas, escalar suas ofertas, ganhar a confiança dos clientes e enfrentar um período de mudanças rápidas.
O fato é que, em 2024, os métodos de pagamento que já estão estabelecidos tendem a reforçar a sua atuação no Brasil, em alguns casos até oferecendo melhorias, como o Pix. Apesar dos desafios ainda presentes, como a inclusão digital e a necessidade de infraestrutura adequada, o país tem se esforçado para acompanhar as novidades e se posicionar como um protagonista no cenário dos pagamentos digitais.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Ponto de vista
Micro-segmentação e zero trust na dispersão do perímetro
Foi-se o tempo em que a vida dos gestores de TI era focada em garantir...
Ponto de vista
7COMm: 37 anos impulsionando transformações nos negócios
Em novembro, a 7COMm celebrou 37 anos de inovação e excelência no mercado. Durante essa...
Ponto de vista
A Revolução das Fintechs no Mercado de Energia
por Daniel Orlean*À medida que as transações digitais tomam espaço na sociedade, as fintechs emergem...
Ponto de vista
Fal.Con on the road 2023: inovações e tendências para o mercado de cibersegurança
Por Jeferson Propheta, diretor regional da CrowdStrikeA tecnologia tem desempenhado um papel central dentro das...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top