nota8

O que é protocolo da blockchain?

Você deve ter ouvido falar em alguns protocolos como o protocolo de Internet (IP) ou o de telecomunicações, o Protocolo de Controle de Transmissão (TCP). Um protocolo é o conjunto especial de regras que os nós em uma rede usam quando transmitem informações. Essas regras especificam como esses pontos da rede se comunicam. Na blockchain, o termo protocolo se refere às regras criptoeconômicas que são aplicadas por uma blockchain para manter o consenso distribuído em sua rede peer-to-peer.

As regras criptoeconômicas governam essa economia digital descentralizada que usa a criptografia de chave pública para autenticação e tem incentivos econômicos para garantir que as regras sejam seguidas. Os mineradores da blockchain do bitcoin são remunerados por seu trabalho. Eles recebem incentivos financeiros para validar cada transação bitcoin e, por sua vez, proteger a rede.

A blockchain se baseia fundamentalmente nesse protocolo de confiança, que torna possível transferências ágeis de valores entre usuários da plataforma, sem a necessidade de intermediários para assegurar transparência às transações. Como toda transação é registrada publicamente, mantendo os donos do dinheiro anônimos, é possível ter mais segurança e confiabilidade em rotinas de TI. O Bitcoin utiliza um protocolo de segurança inovador, que torna a verificação e validação de transações mais rápida e precisa.

William Mougayar, em seu livro Blockchain para negócios, explica que a blockchain nasce para resolver problemas para a troca de valores e suportar um dos maiores eventos econômicos da história moderna, o lançamento do Bitcoin — uma moeda virtual, de gestão descentralizada, sem controle de um Banco Central e sem fronteiras geográficas. “Apesar de ser um tema recente, as pesquisas estão avançando em uma grande velocidade. Não apenas o blockchain tem sido foco desses trabalhos, mas também outros modelos de Distributed Ledger Technology (DLTs), tem sido avaliados como solução para diferentes tipos de problemas.”

Com informações de Hackernoon e do livro Blockchain para negócios, de William Mougayar

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top