Foto por: Jamile Leão

O open finance e o cliente no centro de tudo

Jamile Leão, líder para Soluções de Open Finance da Capgemini Brasil
O open finance é a busca pela colaboração inovadora de empresas em vários segmentos num ecossistema, sejam eles do mercado financeiro, da educação, varejistas ou pertencentes a quaisquer outras indústrias, a fim de desbloquear novos modelos de receita e oferecer produtos e serviços contextualizados aos clientes.
No Brasil, atualmente, as empresas dedicam-se a atender às regras estabelecidas pelo Banco Central e pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e adotadas pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Mas esse é só o início de uma jornada maior, imprevisível e aguardada com grande expectativa pelo mercado como um agente com enorme potencial de transformação da indústria e de como se darão as experiências financeiras no futuro.
O ecossistema aberto e altamente colaborativo (open X) coloca o cliente no centro de tudo. A chave para o aprimoramento contínuo da experiência do cliente é extrair o maior valor que cada uma das empresas pode oferecer: sejam a credibilidade e a segurança dos incumbentes ou a agilidade e os contextos de fintechs e de outros mercados.
O Brasil já demonstrou ter capacidade para criar e implementar ecossistemas financeiros complexos, assim como sistemas de pagamentos inovadores, como o bem-sucedido Pix. Agora, partimos para a liderança mundial também em open finance. Com base nessa realidade, nosso foco deverá ser a continuidade da escalada de experiências e serviços cada vez mais contextualizados, encaminhando o Brasil para o que chamamos de open data, com a utilização de dados de outras indústrias, como serviços públicos, saúde e educação, na construção de experiências realmente contextualizadas e relevantes para o cliente.
O uso criativo dos dados permitirá simplificar as jornadas de consumo e torná-las mais convenientes e eficientes, além de se constituir numa camada de inteligência e organização para a vida do cliente, que terá inúmeras possibilidades de monetizar esses dados com grande benefício próprio e de todo o ecossistema.
Esse artigo faz parte da revista digital e-CANTA Banking Anywhere. Baixe aqui o material completo.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Ponto de vista
Fal.Con on the road 2023: inovações e tendências para o mercado de cibersegurança
Por Jeferson Propheta, diretor regional da CrowdStrikeA tecnologia tem desempenhado um papel central dentro das...
Ponto de vista
Resolução 6: por que precisamos falar disso agora?
por Leandro Bartolassi *A Resolução Conjunta n° 6, em vigor desde 1 de novembro de...
Ponto de vista
Inteligência de dados é aliada na prevenção de fraudes financeira
por Danilo Barsotti* A evolução da tecnologia traz inúmeros benefícios para a sociedade, porém as...
Ponto de vista
Como a tecnologia está revolucionando o acesso ao crédito consignado privado
“A oferta de crédito consignado privado tem sido impulsionada por um processo importante de conveniência...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top