O novo cliente das instituições financeiras tem a expectativa de conseguir o que quer no momento exato que precisa, de acordo com o Diretor de Meios de Pagamento do Banco do Brasil, Rogério Magno Panca. Além disso, várias formas de pagamento estão disponíveis atualmente. Para se ter uma ideia, a parceria da Mastercard com a Samsung permite fazer compras e pagamentos pela geladeira, que aprende o comportamento de consumo da família. A entrega é na casa do cliente.
A Diretora de Managed Services MasterCard Advisors Brasil e Cone Sul, Natacha Nuncio, explica que para atender a este novo cliente, a Mastercard investe em conveniência, que consiste na oferta de serviços fáceis e rápidos; em simplicidade, que enxuga etapas e provê decisão imediata; na relevância, que foca no que o cliente quer; na segurança e na mobilidade, com a interação presente em todos os dispositivos que a pessoa tem.
O Diretor do Itaú-Unibanco, Rubens Fogli Netto, explica que com a migração digital, o cliente escolhe como se relaciona com o banco, que precisa proporcionar cada vez mais escolhas. O Itaú-Unibanco implementou no fim do ano passado o cartão virtual, que é gerado a cada compra no celular. Fogli menciona outras tecnologias de pagamento: warebles, 3D Touch, todday notifications (apple) + widgets (android).
Na opinião do VP Senior de Produtos da Visa, Percival Jatobá, o cliente assume o controle do processo. Se ele não for atendido, ele migra. Outra característica, segundo Jatobá, é a presença dos cartões em todos os lugares e a onipresença do comércio.