No início de 2015 muitos especialistas diziam que aquele seria o ano do boom do mobile payment no Brasil e de certa forma não erraram. Uma pesquisa divulgada recentemente pelo MercadoPago, instituição de pagamento do MercadoLivre, em parceria com o Instituto IPSOS, demonstrou que o número de brasileiros que utilizaram esta forma de pagamento no ano passado foi mais que o dobro do registrado em 2014.
O estudo detalha como os consumidores estão utilizando os meios de pagamento online no Brasil e os resultados mostram que 45% dos entrevistados já realizam algum tipo de operação de pagamentos via smartphones. O instituto IPSOS entrevistou 450 usuários de internet no Brasil.
Entre os pagamentos mais realizados pelos brasileiros que usam smartphones estão roupas e acessórios (59%), celulares (56%), eletrônicos em geral (49%) e pagamentos de contas de casa – água, luz, etc. (45%). Entre as categorias que os entrevistados ainda desejam passar a pagar de forma mobile estão alimentos e bebidas (23%), turismo (20%) e educação (19%).
Segundo Celina Ma, head de Marketing do MercadoPago no Brasil, os resultados mostram que o consumidor se sente cada vez mais seguro ao pagar online, e quer acrescentar praticidade, rapidez e conforto ao processo. O uso do mobile para operações de pagamento avança rapidamente. Estar preparado para atender às novas demandas do consumidor é essencial para os varejistas, sejam eles grandes ou pequenos, destaca.