nota6

Novo sistema de pagamentos vai dispensar a intermediação de bancos

O atual sistema de transferências instantâneas até então restrito entre clientes do mesmo banco deverá mudar e as fintechs poderão ganhar com isso. O Banco Central (BC) vai dispensar a intermedição de bancos e não ter restrição de dias e horários em todas as modalidades: entre pessoas, empresas e pessoas e empresas. Na prática, será a regulação do P2P, transações diretas entre pessoas, com o objetivo de reduzir os custos de transação e dessa forma estimular a competição no segmento de meios de pagamento e forçar os bancos a reduzir tarifas e juros.

Para desenvolver o novo sistema, o BC solicitou sugestões aos bancos e administradoras de cartões de crédito. O modelo em discussão prevê que as transferências poderão ser feitas no momento e com a tecnologia que o usuário desejar, incluindo smartphones. Assim, uma pessoa poderá enviar dinheiro de sua conta corrente para o cartão de crédito de outra, por exemplo.   

Em declaração dada ao Jornal Valor Econômico, o diretor de política monetária do BC, Reinaldo Le Grazie, afirmou “Vamos trabalhar para deixar disponível a infraestrutura para que os pagamentos sejam feitos 24 horas por dia, nos sete dias”.

O diretor explica que o objetivo é oferecer uma estrutura que possibilite que todos os participantes, incluindo as fintechs, possam oferecer alternativas de pagamento direto e instantâneo.

Isso exigirá a revisão dos padrões do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), que atualmente não permite depósito entre contas de bancos diferentes em horário comercial e vai oferecer a possibilidade de transferência de recursos entre contas bancárias e cartões de crédito de forma que as operações possam ser liquidadas.

*Com informações do Jornal Valor Econômico.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top