Novo modelo de concessões do PPI elevará competição bancária

O modelo de concessões do Projeto Crescer, lançado  terça-feira (13) pelo governo federal, traz mudanças que tornam o Programa de Parcerias de Investimento (PPI) mais atrativo para agentes financeiros, especialmente bancos privados. A avaliação é do presidente do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli, publicada pelo Portal Planalto.

Segundo ele, o projeto traz uma mudança na forma de contratação de financiamentos de longo prazo, que eliminarão a necessidade dos chamados empréstimos-ponte, usados pelas empresas que tocam os empreendimentos na fase de estruturação da operação.

“Tivemos algumas experiências no passado, sejam bancos públicos, mas principalmente bancos privados, que fizeram seus empréstimos-ponte e, no final, não tiveram a liquidação desses empréstimos por outros empréstimos já aguardados para aqueles projetos”, afirma Caffarelli, reforçando que a necessidade de intermediários financeiros, nessa fase em que os empreendimentos ainda não geravam dividendos, afastava o interesse de bancos internacionais em financiar obras de infraestrutura no Brasil.

Agora, sem a necessidade de empréstimos-ponte, diz Caffarelli, o financiamento inicial dos projetos deverá ser feito por meio de emissão de debêntures, como instrumento de captação de recursos para financiar essas obras de concessões.

Um sindicato de bancos, públicos e privados, será o fiador destas debêntures durante a fase de obras, assumindo o risco de crédito nesta que é a fase mais crítica do projeto. Uma vez concluído, com a geração de recebíveis, o projeto passa por si só a pagar essas debêntures. “Isso vai fazer com que também tenhamos uma possibilidade de uma participação de empresas não só do Brasil, mas empresas de todo o mundo interessadas em investir no nosso País”, diz Caffarelli. Para o presidente do Banco do Brasil, não faltarão interessados em financiar esses empreendimentos.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top