O presidente do Citi Brasil, Hélio Lima mostrou em palestra no Ciab a evolução do investimento dos bancos em tecnologia em comparação com o aumento da receita destas instituições. Os dados revelam que o crescimento é proporcional e aumentou 10 vezes nos dois casos de 1980 a 2013.
Segundo ele, o investimento vai continuar crescendo, mas existe um cenário diferente. “Não podemos apenas melhorar aquilo que já fazemos com a internet, por exemplo, e dizer que somos digitais. Agora temos desruptores do sistema como as redes sociais, o mobile, os sistemas de captura de informações e o cloud que devem nos levar a novos modelos de negócios”, explicou.
Para o executivo atualmente o modelo de negócios dos bancos é baseado em esperar que o cliente vá até ele e peça ajuda para alguma necessidade. “Isto precisa mudar. Temos que inverter este processo e ir até as pessoas com ofertas de soluções. É isto o que as empresas mais modernas de tecnologia fazem e é isto que os bancos precisarão fazer se quiserem ser mesmo digitais”, finalizou.