Por Edilma Rodrigues
O next e a Universidade Zumbi dos Palmares firmam parceria para promover educação e inclusão financeira da população negra brasileira – começando com os alunos da instituição. Juntas, as instituições vão oferecer conteúdos educacionais, inicialmente aos alunos da universidade, em formato de cursos, lives e posts em redes sociais para estimular e auxiliá-los a terem mais controle e planejamento sobre seus recursos financeiros.
O projeto surgiu de um estudo inicial conduzido pelo instituto de pesquisas da instituição, o Data Zumbi, para entender as principais dificuldades e oportunidades relativas à educação financeira das pessoas negras das classes C e D, com idade entre 18 e 45 anos.
O objetivo da parceria é amplificar a escuta de perspectivas mais diversas das pessoas e, assim, maximizar cada vez mais a voz da população negra no país. “A inclusão proporcionada pelo projeto será essencial para inovarmos com maior impacto social”, destaca Victor Queiroz, COO (executivo-chefe de Relações Humanas e de Operações) do next.
Para o professor doutor José Vicente, reitor da universidade, a parceria é uma ótima oportunidade para potencializar a capacidade do maior contingente populacional brasileiro em lidar e gerir com qualidade seus recursos financeiros e, com isso, construir estratégias para aproveitamento do alto potencial de consumo e de negócios afro étnicos. Juntos, next e Zumbi vão reunir expertises educacional e negocial de ponta para mapear, capacitar e criar os meios de empoderamento econômico e social dos jovens negros brasileiros.”
Em 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), a Universidade comemorou 18 anos de existência. Ao longo desse período, a instituição formou mais de 2,5 mil alunos, impactando positivamente suas vidas e a de suas famílias ao garantir acesso à graduação e com ela a conquista de melhores posições no mercado de trabalho. Além do lado acadêmico, a Zumbi vem liderando o debate de temas ligados à diversidade racial, cultura, direito e políticas públicas para a população afrodescendente.
O CEO do next, Renato Ejnisman, reforça que um dos objetivos do next é estar próximo a todos os brasileiros. Nosso propósito é conectar pessoas e sonhos por um mundo mais próspero – e é isso o que faremos junto com a Universidade Zumbi dos Palmares, que já é, reconhecidamente, um símbolo de inclusão social no país. É um enorme orgulho estar junto com a Zumbi com propósitos tão similares, promovendo acesso ao conhecimento e impacto social, conclui o CEO.
Com informações da assessoria de imprensa