Na prática, tradicional sigilo bancário da Suíça não existe mais desde 1º de janeiro

Apesar de ainda não estar trocando dados bancários abertamente com instituições de outros países, na prática, todas as transações feitas envolvendo bancos suíços desde o dia 1º de janeiro não estão mais protegidas pelo tradicional sigilo bancário que existia no país desde 1934. Os acordos assinados pela Suíça, com a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2014 e com a União Europeia (EU) em 2015, estabelece que em 2017 o país deve iniciar os procedimentos necessários para entregar os dados deste ano referentes a seus clientes estrangeiros para efeito de fiscalização no próximo exercício.

Segundo reportagem publicada pela agência EFE, os bancos suíços administram R$ 21 trilhões, metade desse montante pertence a estrangeiros; o país se tornou destino de recursos oriundos de fraude fiscal. A reportagem informa que a Suíça é o líder indiscutível na gestão de fortunas privadas de estrangeiros, ao concentrar 25% da cota mundial deste negócio, segundo dados da Associação Suíça de Banqueiros (ASB). O mercado financeiro fornece 9,3% do PIB suíço e o setor bancário gera 167 mil postos de trabalho.

A partir de 2018, as Fazendas de outros países não precisarão mais fazer solicitações específicas para obter informações sobre contas e movimentações financeiras de seus cidadãos no país europeu. Todas as informações serão entregues anualmente de forma automática. Apesar disso, os suíços ainda se negam a fazer o mesmo com relação às operações que envolverem dados roubados.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top