nota4

Na B3, cultura data driven vai permitir que capital intelectual humano seja usado para funções mais nobres

No último dia do CIAB FEBRABAN 2018, o diretor de desenvolvimento de sistemas de pós-negociação da B3, Fabio Luiz Moreira da Silva, contou sobre o caminho escolhido pela empresa para incorporar analytics em sua cultura. A companhia implantou quatro dos cinco graus de inteligência artificial, até o momento. Segundo Silva, com este último, o processamento passará a ser exponencial, com análises descritivas e diagnósticas como nunca aconteceu antes. Muito porque além da evolução das tecnologias de captura, armazenamento e análise, a cultura data driven de retroalimentação dissemina inteligência e tomada de decisão por toda a empresa. “O operacional com aplicação de inteligência artificial permite às máquinas tomarem decisões. Para que o capital intelectual humano seja usado para criação e para funções mais nobres,” assinala Silva.

A integração de inteligência aos seus processos começou com soluções de BI tradicional, que fundamentalmente faziam análise descritiva do histórico dos dados para fornecer insights para a tomada de decisão. Depois, a B3 incluiu ferramentas de data analytics, que analisam o passado com ferramental mais moderno, fazendo análise diagnóstica, mas também trabalham sobre a base histórica.

O terceiro avanço foi o self service data analytics, que usado para entender o comportamento dos clientes, investidores, etc, redireciona as análises do “como” para o “por quê”. Essa abordagem, segundo Silva, gera oportunidades de negócios e permite explorar os dados por áreas e por especialistas de negócios.

As ferramentas de data Science marcaram o quarto grau em direção à inteligência artificial nos negócios da B3. A solução usa modelos estatísticos e de probabilidade para garantir análises preditivas e apontar tendências de mercado, bem como inteligência aumentada.

Atualmente, falta mais uma etapa rumo à IA para a B3, a advanced data science que prevê a retroalimentação da inteligência artificial de modo a garantir análises prescritivas. Nessa fase, a cultura é essencial e a companhia precisa capacitar pessoas “para que todos tomem a decisão baseada em dados,” explica.

A cultura data driven é retroalimentada pelos skills para complementar o DNA transacional e a inteligência retroalimenta o operacional, inclusive com automação de processos operacionais a partir da IA. “Esses processos com inteligência artificial permitem à máquina tomar decisões.”

Ainda segundo o executivo, o core da B3 contínua sendo o tratamento da parte transacional, mas havia a oportunidade de fazer uma exploração responsável das informações. Anteriormente, armazenar os dados gerava custos para a empresa, que viu na análise desse ativo uma oportunidade”, descreve Silva.

Com sede em São Paulo e escritórios em Londres e Xangai, o executivo comenta o salto dado com a implantação da clearing integrada, que permite que todas as operações sejam contratadas pelos participantes compradores e vendedores por meio dos sistemas de negociação da B3. “A clearing integrada da B3 faz o registro, a compensação, a liquidação e o gerenciamento de risco de operações com derivativos financeiros e de commodities, mercado de balcão (swaps, termo de moeda e opções flexíveis) e mercado a vista de ouro,” informa o site da empresa.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top