riscos e operações

N4 lança processo de gestão efetiva de riscos e operações de crédito baseado em DeFi

A N4, gestora de crédito do Grupo Nexxees, em parceria com a Nexxera, Transfero e Kona, lançou nesta semana uma linha de crédito baseada em DeFi (sigla em inglês para Finanças Descentralizadas). A novidade, que traz benefícios e possibilidades para um cenário de crédito, financiamento de operações, antecipações e alongamento de prazo com forte gestão de garantias, permite captar recursos utilizando criptomoedas, mas viabiliza ao tomador receber em dinheiro. A expectativa da empresa é conceder 40 milhões de reais em crédito até o final deste ano.
Desenvolvida pelo Kona como uma ferramenta para ligar investidores globais a tomadores de crédito de curto prazo a partir de oráculos descentralizados, a plataforma DeFI atua para aproximar empresas que necessitam de crédito ou queiram originar dívidas com protocolo e conectadas a investidores da Web3 em qualquer lugar do mundo. A solução gerencia transações de curto prazo por meio de smart contracts – ou contratos inteligentes, arquivados em uma plataforma blockchain. A conversão entre o token e o real depositado na conta do tomador de crédito é viabilizada pela Transfero, empresa internacional de soluções financeiras em tecnologia blockchain.
O recurso foi utilizado pela primeira vez em uma operação piloto de antecipação de recebíveis de cartão de crédito por uma companhia do segmento de fast food.
Diferentemente das operações realizadas com bancos, que necessitam da assinatura de um contrato de cessão, além de uma série de documentos, a ferramenta demanda basicamente um “opt-in” para a aceitação do acordo. Apesar da solução iniciar com operações de antecipação de cartão de crédito, em breve irá incluir outros lastros financeiros, como duplicatas, créditos não performados e boletos, entre outros.
“Estamos promovendo uma verdadeira quebra de fronteiras. A partir de agora, qualquer pessoa, empresa ou instituição financeira do mundo conseguirá investir nas operações de crédito do Grupo Nexxees. Já os negócios que recorrerem a essa solução encontrarão mais agilidade, facilidade e muita segurança. Por ser inovadora, simples e transparente, essa tecnologia permite oferecer taxas mais atrativas ao mercado, o que possibilita às empresas melhorar a eficiência operacional na transação”, explica Leonardo Borges, sócio da N4.
“Nosso arcabouço de contratos inteligentes permite estruturar qualquer operação, desde que seja direta ao tomador e com prazo inferior a 90 dias”, explica João Zecchin, sócio-fundador da Fuse Capital.
“Essa parceria vai ao encontro com o nosso objetivo de transformar o jeito que o público lida com dinheiro e fazer com que o uso de criptomoedas seja simples, descomplicada e democrática. Por este motivo, a Transfero é responsável pela conversão direta das criptomoedas em real brasileiro, oferecendo mais praticidade e maior flexibilidade do uso da criptomoeda”, comenta Thiago Cesar, CEO da Transfero.

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
CMN e BC aprovam medidas para amenizar os efeitos da calamidade pública no RS
O Banco Central monitorará continuamente o funcionamento da intermediação financeira na regiãoEm reunião extraordinária no...
TOP 6
Competição voltada às tecnologias para finanças sustentáveis abre inscrições
Quinta edição do G20 TechSprint foi lançada pelo Banco Central (BC) e o Centro de...
TOP 6
Celcoin adquire startup especializada em regulação bancária e fiscal
Reg+ representa a quarta aquisição em dois anos, e reforça o investimento da empresa em...
TOP 6
Programa Celular Seguro é desconhecido por 40% da população, aponta pesquisa
Levantamento encomendado pela Febraban mostra que 29% dos entrevistados não estão interessados na plataformaAté o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top