Muitas propostas de fintechs não têm clareza sobre os problemas que estão sendo resolvidos

“Tem muita gente criando a solução primeiro e correndo para encontrar o problema depois”. Esta foi uma das frases usadas pelo sócio da KPMG Strategy & Operation Financial Services, Oliver Cunningham, durante sua palestra “Melhores Mercados para iniciar uma startup financeira”, realizada terça-feira (25) no congresso Fintech View.

Ele citou o fato de que 93% das empresas afirma estar transformando em algum grau seu modelo de negócios, extraído da pesquisa “Transformação Digital em Serviços Financeiros Fintechs e Inovações”, feita pela própria KPMG. Apesar disso, o executivo afirmou que muitas propostas de fintechs não têm clareza sobre o tipo de problema que pretendem resolver e este pode ser o motivo de muitos projetos não obterem sucesso.

Cunningham ressaltou que durante o próprio congresso Fintech View, a KPMG detectou este problema durante as mais de 30 clínicas que realizou com as fintechs participantes. Ele deixou como dica a observação sobre as características que são comuns aos cases de maior sucesso no mundo como Uber, AirBNB, PayPal e outros.

“Todos eles são leves em ativos. Possuem riqueza de dados e conseguem extrair insights para o negócio da análise dessas informações. Mas a principal característica é que todas estas empresas são obcecadas em entender o cliente e suas necessidades. Se o empreendedor não estiver disposto a ter um tipo de análise semanal sobre a opinião do cliente e remodelar seu negócio de acordo com esta análise, não adianta sair criando soluções”, disse.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top