Modelo de risco obrigatório somente para bancos globais já é visto como oportunidade de ganhar dinheiro por instituições nacionais

Os participantes do painel “Evolução dos modelos de risco do sistema financeiro nacional” ocorrido na manhã de quinta-feira no Ciab concordaram que mesmo sem a obrigatoriedade, os bancos brasileiros já consideram como boa prática e até grande oportunidade de aumentar receitas a implantação do sistema de monitoramento de risco RDA, criado pelo Comitê de Basileia e que atualmente é obrigatório apenas para grandes bancos globais.

A discussão foi trazida pelo Industry Specialist da Oracle FS Global Business Unit, Eduardo Bevilaqua. Segundo ele, os 14 pontos do programa que são divididos em quatro macro grupos são capazes de apoiar significativamente as estratégias comerciais das instituições.

“Eles garantem, por exemplo, uma identificação mais fácil entre bons e maus pagadores e isto faz toda a diferença na composição dos preços principalmente num ambiente competitivo como o bancário. Se eu tenho muitos maus pagadores na minha carteira, terei que compensar isto com taxas e preços maiores e vice versa”, disse.

Segundo ele, a tendência nesta área é de trabalhar pela unificação das fontes de dados analíticos. “Hoje existem múltiplas origens para as informações. Isto dificulta o controle e diminui a credibilidade”, concluiu.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top