Mobile Payment precisará de educação e estímulo ao consumidor para deslanchar no Brasil

Com mais de dois milhões de máquinas aptas a capturar transações sem contato e um número cada vez maior de lançamentos de sistemas de pagamentos móveis feitos pelas gigantes da tecnologia, o consenso entre executivos do mercado é que a educação do usuário é agora o ponto chave para a massificação do uso do mobile payment no Brasil. Essa foi a principal constatação no debate “Carteiras Digitais: O Mercado Brasileiro Está Preparado?” realizado ontem, 07/10, no Congresso C4 – Cartões, Canais de Pagamento e Crédito ao Consumidor.

Participaram da discussão a Head de Canais Digitais Consumer do CITIBANK, Kelly Gazel, o LAC Fraud and Financial Crimes Specialist da FICO, Fabricio Ikeda, o Diretor de Produtos Digitais da TELEFÔNICA VIVO, Mauricio Romão, o Diretor Sênior de Produtos Digitais para o Cone Sul da MASTERCARD, Marcelo Theodoro e o Diretor de Chip e Autenticação da VISA, Alessandro Rabelo.

Kelly Gazel ressaltou que será necessário criar programas de incentivo, promoções e outras ferramentas para proporcionar a primeira experiência deste tipo de operação ao consumidor. “Só assim ele poderá identificar as vantagens e passar a realizar transações do seu dia-a-dia por estes dispositivos”, disse.

Já Alessandro Rabelo lembrou o processo de implantação do chip no Brasil. “No início houve comerciante tentando passar o chip no espaço de reconhecimento da tarja magnética, mas hoje não há estabelecimento em que as pessoas não saibam operar com os chips”, disse. Segundo ele, a educação ao usuário precisa ser realizada em todos os canais para que seja eficaz. “O cliente deve receber mensagens de SMS, ver banners na agencia física e no site do banco e até receber ligações de seu gerente incentivando a fazer pagamentos com o celular”, disse.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top