Por Edilma Rodrigues
Sete em cada dez operações bancárias feitas no Brasil em 2021, de um total de 119,5 bilhões de transações, foram realizadas pela internet e pelo celular, revela o terceiro volume da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2022, conduzida pela Deloitte. O resultado foi impulsionado pelo crescimento de 28% nas operações com smartphones, que totalizaram 67,1 bilhões e representam 56% do total. As transações por internet banking aumentaram 6%.
A movimentação financeira pelo celular teve crescimento de 75% no ano passado, passando de 9,3 bilhões de transações para 16,3 bilhões de operações. A pesquisa também mostra que as transações relacionadas a pagamentos cresceram 72% no mobile banking.
Para o presidente da Febraban, Isaac Sidney, os resultados da pesquisa refletem o novo perfil dos clientes que buscam e encontram conveniência, comodidade, segurança e rapidez nos canais digitais dos bancos. “Houve uma inequívoca mudança de comportamento dos consumidores nas atividades de diversos setores da economia, que deixam de ir à agência bancária porque conseguem realizar a quase totalidade das transações nos meios eletrônicos. Levamos a agência e o banco para a palma da mão do cliente 24 horas por dia, sete dias por semana”, comenta Sidney.
Cliente acessa app 40 vezes por mês
O cliente de aplicativo bancário acessa o seu banco, em média, 40 vezes por mês, praticamente o dobro das 24 vezes registradas do ano anterior. E a média de logins por clientes heavy users, no aplicativo no celular chegou a 59 vezes por mês no ano passado ante 57 em 2020. O estudo considera heavy user aquele que realizou mais de 80% das suas transações financeiras e não financeiras neste canal em um período de três meses.
A abertura de contas correntes feitas pelos canais digitais em 2021 chegou a 10,8 milhões, expansão de 66% em comparação a 2020. Pela primeira vez, a abertura de contas pelos meios eletrônicos foi maior que nos canais físicos, que totalizaram 9,9 milhões, 16% a mais do que em 2020.
Pix
Pelo segundo ano, a Pesquisa trouxe um capítulo sobre transações com Pix. No período entre março de 2021 e março de 2022, o número de usuários que pagaram mais de 30 Pixs por mês cresceu 809%, enquanto a base geral de usuários cadastrados cresceu 72%. Já a base de usuários que receberam mais de 30 Pix por mês avançou 464%. O levantamento detectou que o ritmo de expansão de recebimento de mais de 30 Pix por mês por pessoas físicas é maior do que por pessoas jurídicas, o que sinaliza a oportunidade de expansão da ferramenta de pagamentos instantâneos em comércios e serviços.
Open Finance
De acordo com a pesquisa, aos poucos, os consumidores concedem o consentimento para compartilhamento de dados entre os bancos no Open Finance. Entre dezembro de 2021 e abril de 2022, a quantidade de usuários pessoa física que deram consentimento para doação de dados cresceu 18%, enquanto de pessoas jurídicas, a expansão registrada foi de 60%.
Seguros
Em 2021, 57,5 milhões de seguros foram contratados na rede bancária, sendo 80% deles nos canais físicos (agências e postos de atendimento bancários), seguido por mobile banking, com 9%. A pesquisa detectou que os bancos estão apostando em inovação e personalização para a transição para o Open Insurance: 54% dos respondentes disseram que focam na inovação de produtos e cobertura de novos riscos; 54% trabalham na personalização de canais e produtos; 46% utilizam mais analytics na tomada de decisões, entre outras respostas.
Agências e outros canais
Apenas 3% das transações bancárias são feitas em agências. No ano passado foram 3 bilhões de operações ante 3,2 bilhões em 2020, reforçando mais uma vez o novo papel deste canal físico, com a oferta de outros serviços dedicados à consultoria para contratações de investimentos, crédito, seguros, previdência complementar ou renegociação de dívida. Em 2022, as operações em caixas eletrônicos (ATMs) caíram 11% e, nos correspondentes bancários, houve queda de 8%. Por outro lado, as transações com POS (maquininhas de cartões) cresceram 10%.
Sobre a pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2022
A Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, em sua 30ª edição, passou a ser divulgada em três fases. Neste terceiro volume, o estudo, que explora as transações bancárias, coletou dados por meio de formulário eletrônico, entre abril e junho deste ano. Vinte e dois bancos responderam o formulário, o que representa 87% dos ativos da indústria bancária no País.
A segunda etapa, divulgada em maio, revelou e detalhou os investimentos feitos em tecnologia pelos bancos em 2021, e trouxe uma estimativa de orçamento para 2022. O primeiro volume abordou a agenda e quais são os investimentos prioritários dos bancos brasileiros em tecnologia em 2022, sendo divulgado no início de abril.
O terceiro volume da pesquisa está disponível no link.
Com informações da Febraban