nota6

Microsoft cria comitê para discutir o uso ético da inteligência artificial

Por Edilma Rodrigues

A Microsoft, em conjunto com outras empresas e organizações como Bradesco, Vivo, Grupo Fleury, Sulamérica e Car10, criou um comitê para discutir o uso ético da inteligência artificial, o AI Industry Board. O objetivo do grupo, que vai se reunir trimestralmente, é discutir o uso responsável e os desafios e oportunidades trazidos pela IA. E compartilhar boas práticas adotadas por corporações de vários segmentos para promover o desenvolvimento da inovação com base nessa tecnologia no Brasil, além de identificar sinergias entre seus projetos. 

Sobre o Comitê, a presidente da Microsoft Brasil, Tânia Cosentino, explica que o Brasil está avançando na adoção dessa tecnologia e este é um momento propício para a criação de um AI Industry Board. “Reunir os líderes dessas empresas e organizações para aprimorar o desenvolvimento e o uso de tecnologias baseadas em IA é uma maneira de contribuir ainda mais para essa transformação. Além disso, é uma maneira construtiva de garantir que a IA seja usada da melhor maneira possível, observando e discutindo seus impactos em diferentes setores, incluindo a capacitação de profissionais para a nova realidade do trabalho”, afirma.

Segundo o diretor de canais digitais e experiência do cliente no Bradesco, Marcelo Frontini, ingressar no IA Industry Board representa uma oportunidade para discutir um tópico central da estratégia de transformação digital do banco. “Parte de nossos esforços em inovação está focada na criação de novas jornadas nos canais associados ao uso de novas tecnologias, para que as experiências sejam ainda mais fluidas na vida das pessoas”, afirma o executivo.

Alinhamento de oportunidades em IA

Em um segundo momento, as participantes podem alinhar oportunidades para aprimorar o aumento das iniciativas já realizadas individualmente; fazer parcerias com a academia e também buscar apoio dos setores público e privado para ações que considerem relevantes para expandir a adoção da IA pelo país e que devam resultar em desenvolvimento local sustentável.

“A contribuição para a competitividade do país por meio da IA e seu impacto na transformação digital também é o foco do comitê. O conselho também é responsável por discutir o conhecimento mais demandado pela indústria, a fim de estabelecer maior competitividade e mão de obra qualificada, de acordo com as necessidades do setor. Isso é necessário para abordar o crescimento na criação de novos empregos e o desenvolvimento de profissionais mais bem treinados para o mercado de trabalho do futuro,” informa nota da Microsoft.

Primeira reunião foi online

A primeira reunião do grupo, realizada online, contou com a presença de executivos de empresas como Bradesco, Vivo, Grupo Fleury, Sulamérica e Car10, além da participação extraordinária de Miriam Wimmer, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Estiveram presentes também representantes do Movimento Brasil Competitivo (MBC), do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) e do Instituto de Tecnologia Social (ITS). 

Esta reunião contou com Lisa Tanzi, CVP da Microsoft Corporation, como palestrante principal. Ela teve a oportunidade de falar sobre a abordagem da Microsoft para uma IA responsável e como ela pode empoderar as pessoas em um ambiente confiável e respeitoso que beneficie a todos. Ela também incentiva o conselho a discutir seu papel em promover debates sobre como fornecer essa nova tecnologia de maneira responsável e as etapas necessárias para a jornada de IA. 

“O AI Industry Board no Brasil é um passo importante para formar uma coalizão de partes interessadas relevantes para garantir o desenvolvimento de uma IA responsável no país e endereçar os desafios e oportunidades que a IA cria”, reforçou Lisa.

A nota divulgada esclarece que o AI Industry Board é uma iniciativa da Microsoft, no entanto, pertence a todas as empresas e organizações que fizeram parte deste pacto para o desenvolvimento da IA, a fim de colaborar para o progresso científico e a resolução de problemas concretos no país.

Fonte: Microsoft

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top