Está mais do que provado que a pandemia promoveu a aceleração na transformação digital nos mais diversos setores. No financeiro não foi diferente.
A aproximação com o meio virtual nos deixa cada vez mais imersos nesse mundo e nesse contexto ganha protagonismo o metaverso e a blockchain, ecossistema no qual ele está inserido.
Concebido como um mundo virtual onde as pessoas interagem por meio de avatares da forma como interagimos no mundo real, o metaverso é considerado o próximo capítulo da internet e a expectativa é que a gente passe cada vez mais tempo lá dentro, fazendo e interagindo.
Se isso vai acontecer ou não, em breve ou num futuro distante, ainda não podemos prever. Mas, ao que tudo indica, essa é a grande aposta da vez em diversos setores, do marketing ao financeiro.
De acordo com a edição 2022 do Accenture Technology Vision: “Meet Me in the Metaverse: The Continuum of Technology and Experience Reshaping Business”, 72% dos executivos globais acreditam que o Metaverso terá um impacto positivo em suas organizações, enquanto 45% acreditam que esse impacto será revolucionário ou extremamente transformador.
A questão é: como entrar nesse mundo?
Pois bem, ao contrário do que alguns acreditam, o metaverso não necessariamente é um ambiente de realidade virtual. Embora ele possa ser potencializado por sua potência imersiva, em muitas iniciativas é possível acessar a esfera pelo celular ou computador.
Isso mostra que se inserir nessa esfera pode exigir muito menos do que se imagina. Por outro lado, não se pode economizar, especialmente quando o assunto é a polêmica segurança dos dados.
E essa é só mais uma questão em um longo caminho a ser percorrido por essa tendência.
Afinal, se as expectativas são altas, os desafios, também. Dentre eles, está o de promover uma comunicação entre as diferentes iniciativas existentes, já que hoje elas atuam de maneira descentralizada.
Enquanto isso, resta a nós acompanhar essa evolução e nos dedicar a educar e explorar as oportunidades que a tecnologia têm a oferecer ao ecossistema financeiro.
Quer vir com a gente? Então bem-vindo à 21ª edição do Insights CB.
Insights Ed. 21
Editorial – Metaverso: façam suas apostas
1 – “Bank as a service e as oportunidades de oferta de novos serviços ao consumidor”
2 – BBl é pioneiro no país em ações no Metaverso e prepara novidades para o próximo semestre
3 – Segurança de dados ainda é tema de discussão no metaverso
4 – Blockchain Finance Brazil explora as oportunidades para os players financeiros
Ponto de Vista – Metaverso expande negócios e impacta a experiência do usuário*