O metaverso foi uma das palavras mais buscadas no Google Trends em 2021, principalmente pela notícia de que a big tech Facebook atualizaria o nome para Meta. A proposta de mudança está ligada à criação de um futuro metaverso, conectando pessoas,
produtos e/ou serviços, assim como criadores em um universo digital imersivo.
Porém, os que acreditam que o Facebook está na vanguarda da tecnologia do metaverso estão enganados. Metaversos como o Decentraland e The Sandbox já existem há alguns anos e contam com uma capitalização de mercado de mais de 4 bilhões de dólares cada um. Graças aos avanços da web 3.0 e da tecnologia blockchain, tais metaversos evoluem muito rápido e diariamente terrenos virtuais são vendidos e festas acontecem neles
Com o objetivo de aproximar cada vez mais o mundo físico do online, essa tendência chegou para ajudar a acelerar a transformação digital, refletindo diretamente na experiência do usuário. Por ser considerado um espaço de interação no meio online, esse hype está sendo visto como uma oportunidade para expandir negócios e criar novos formatos de trabalho.
As empresas de tecnologia estão entre os principais beneficiados, visto que podem propor novas maneiras de utilização do metaverso, desde promover um produto até integrar a rotina corporativa, por exemplo.
Gamificação: como as empresas se beneficiam do metaverso
Considerado um centro de inovação, o metaverso ajudou a promover o mercado de games. Grandes marcas como Nike, Itaú e Vans já desenvolveram ações com o ambiente virtual com o intuito de atingir um novo nicho e, consequentemente, se posicionar nesse novo espaço.
No ano passado a Nike criou a Nikeland dentro do jogo Roblox — os jogadores conseguem criar os próprios mundos virtuais, além de outros participantes do game poderem interagir com a experiência construída dentro da plataforma. Além disso, a marca esportiva anunciou a compra da empresa Artifact Studios, especialista no desenvolvimento de tênis e artigos digitais. O foco da companhia está em crescer no metaverso e se conectar com pessoas que amam moda e jogos.
Já o Itaú criou a campanha #2022EmUmaPalavra, com o intuito de ganhar a atenção do público gamer para a empresa. E inseriu a campanha em outdoors da chamada Cidade Alta, do servidor RolePlay da OutPlay, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.
Por último, a Vans entrou também no Roblox — como a Nike –, e criou o Vans World, local em que é possível realizar compras e personalizar vários estilos de customização de tênis durante o jogo. A empresa também visa aumentar os esforços no mundo digital entre os esportes online e a moda.
Por mais que o metaverso chame a atenção positivamente, os desafios nos “bastidores” rodeiam quem deseja implantar o ambiente virtual na rotina corporativa. Confira dois deles:
- Segurança de dados: as empresas se preocupam cada vez mais com segurança dos dados. Dessa forma, não é à toa que há uma constante revolução na área de T.I. O metaverso exige um novo nível para a proteção das informações de identidade e daquilo que for conquistado no ambiente virtual, consideradas as posses. Para a confirmação dos dados, possivelmente as plataformas vão pedir outras informações além das que estamos acostumados a fornecer, como data de nascimento ou e-mail, por exemplo.
- Tempo e espaço: quando comparamos a realidade física com a virtual, a percepção de tempo e espaço pode ser diferente, visto que a consciência que temos de nosso corpo é menor no metaverso. A conexão entre tempo e espaço deve demonstrar conforto e consciência enquanto os usuários se encontram no ambiente virtual.
por Gabriel Figueira, head de Marketing e Growth Hacking da Zappts
* Edição do artigo publicado no Informativo CX | Personalizando a Experiência do Cliente, em março de 2022 | Baixe aqui e leia na íntegra.
Insights Ed. 21
Editorial – Metaverso: façam suas apostas
1 – “Bank as a service e as oportunidades de oferta de novos serviços ao consumidor”
2 – BBl é pioneiro no país em ações no Metaverso e prepara novidades para o próximo semestre
3 – Segurança de dados ainda é tema de discussão no metaverso
4 – Blockchain Finance Brazil explora as oportunidades para os players financeiros
Ponto de Vista – Metaverso expande negócios e impacta a experiência do usuário*