nota5

Metade dos brasileiros com contas em atraso já negocia por meios digitais

Canais digitais como portais de autonegociação, chat, e-mail, SMS, WhatsApp, Facebook Messenger e agente virtual (robô que substitui o atendente humano) já são utilizados por 48,8% das pessoas com pendências financeiras para negociação de dívidas. Um aumento de 20% em relação a 2017. Os dados acabam de ser divulgados pelo Instituto GEOC – que reúne 16 das principais empresas de cobrança do Brasil. O levantamento foi realizado com 2.434 devedores de todo o país, entre 18 de setembro e 10 de outubro.

Para o conselheiro do IGEOC, Jefferson Frauches Viana, os consumidores estão cada vez mais confiantes nos meios digitais de cobrança. “Entre os mais utilizados para negociação estão o WhatsApp (45%), chats (44,9%) e portais de autonegociação (42,1%). 86,5% das pessoas que realizaram acordos por algum canal digital ficaram satisfeitas com a experiência”, assinala Viana.

Os segmentos analisados foram B2B, Banco Comercial, Cartão, Crédito Direto ao Consumidor (Empréstimo), Consignado, Consórcio, Educacional, Saúde, Telefonia e Veículo. As dívidas com instituições de ensino são as mais negociadas de forma virtual: 81,3% do total; seguida pelo segmento veículos (60%) e consignado (58%). Viana revela ainda que 74,86% dos devedores que fazem acordos on-line têm entre 21 e 49 anos. “Ou seja, desde o momento em que a pessoa passa a ter suas responsabilidades financeiras e a pagar suas próprias contas, ela adere aos meios digitais”. Exemplo disso é que oito em cada dez dívidas em atraso na área de educação são negociadas por meios digitais”.

Praticidade também na hora de efetuar o pagamento

A pesquisa revelou ainda que o número de pessoas que pagam contas pela internet cresceu 45,9%, nos últimos dois anos. Pagar contas pela internet já é uma realidade para 6 em cada 10 brasileiros com pendências financeiras. “O crescimento é significativo e mostra que o trabalho das empresas para desenvolver tecnologias mais seguras e confiáveis vem dando certo”, analisa Viana.

Discrição e praticidade

71,4% dos entrevistados preferem negociar em horários alternativos (antes do trabalho, à noite ou nos fins de semana). “As pessoas presam cada vez mais por privacidade e apenas 11,8% não se importam de fazer acordos durante o expediente”, diz o conselheiro do IGEOC. Segundo o levantamento, 37,2% querem negociar após o trabalho, 17,8% nos fins de semana, 16,4% antes do trabalho e 16,9% não tem preferência.

Os motivos mais citados como favoráveis a negociação virtual são a praticidade (47,4%), horários flexíveis (23,5%), discrição (16%) e não ter que falar com um negociador (12,3%). “Por outro lado, 45,4% dos entrevistados reclamaram que os canais virtuais de negociação oferecem poucas opções de pagamento e descontos”.

Mulheres mais comprometidas com saúde e educação

O estudo mostrou também que as mulheres são mais comprometidas em resolver o problema inadimplência do que os homens. Elas são responsáveis por 52,2% das negociações, contra 47,8% do sexo masculino. O sexo feminino é mais comprometido em renegociar débitos na saúde (66,1% dos acordos são feitos por elas), na educação (63,9%) e no cartão de crédito (55,7%). Já os homens lideram os acordos de consórcio (70,8%) e veículos (60,6%).

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top