nota8

Metade das patentes de produtos de IA ocorreram depois de 2013

A ONU informou nesta semana que os pedidos de patentes para inovações baseadas em inteligência artificial (IA) aumentaram exponencialmente nos últimos anos. Mais da metade dessas patentes foram registradas desde 2013.

Segundo dados da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), este aumento maciço recente indica que estas tecnologias deram um passo de gigante fora do âmbito teórico. “Houve um grande ‘salto significativo’ mais ou menos a partir de 2013”, declarou em Genebra a jornalistas o diretor-geral da OMPI, Francis Gurry.

“A atividade de patenteamento de produtos de inteligência artificial está avançando a passos rápidos, de modo que é previsível tenhamos um número alto de novos produtos, aplicações e técnicas baseados na IA que transformarão nossa vida cotidiana, e que determinarão a forma como nos relacionaremos com as máquinas que criarmos”, acrescentou ele.

A inteligência artificial é um elemento-chave de muitos produtos de computação fabricados por empresas de alta tecnologia e instituições nos Estados Unidos, Japão e China, incluindo telefones celulares, alto-falantes conectados e automóveis sem motorista. A inteligência artificial também pode ser utilizada em aplicações militares e de saúde.

De acordo com o informe, intitulado “Tendências da tecnologia”, foram apresentadas cerca de 340.000 solicitações de patentes vinculadas com a inteligência artificial (IA) desde que o termo foi cunhado, em 1956, e mais da metade destas foi apresentada desde 2013. Também foram publicados aproximadamente 1,6 milhões de artigos sobre o tema.

O alto funcionário da ONU insistiu em que não cabe à OMPI emitir um julgamento em relação a se estas novas tecnologias são boas ou ruins, dado que a função da agência é proporcionar a maior quantidade de dados empíricos para assim fornecer “inputspara as importantes e necessárias discussões sobre a IA e suas implicações sociais.

Fonte: Exame

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top