Mês olímpico faz aumentar confiança do comércio e do consumidor na retomada do crescimento econômico

A festa olímpica afetou positivamente a expectativa, tanto dos vendedores quanto dos compradores, em relação à melhora das condições econômicas do país. Pelo menos é o que mostram duas pesquisas reveladas nesta semana. Na terça-feira (23) a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) anunciou o aumentou 1% em agosto, na comparação com julho, do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC). Ontem (24) foi a vez da Fundação Getúlio Vargas apresentar uma subida de 2,6 pontos em agosto em relação ao mês anterior do Índice de Confiança do Consumidor (ICC). Com a elevação, o indicador atingiu 79,3 pontos, maior leitura desde janeiro de 2015 (81,2 pontos).

Para a FGV, o destaque no mês foi a alta de 3,8 pontos no Índice da Situação Atual (ISA), atingindo 69,5 pontos. Em junho, o ISA havia chegado à mínima histórica da pesquisa. Outro dado animador foi o Índice de Expectativas (IE) que subiu 1,6 ponto, atingindo 86,9 pontos, maior patamar desde dezembro de 2014.

Em agosto, a maior contribuição veio do aumento da satisfação com a situação presente, um sinal favorável, considerando que houve uma melhora na percepção dos consumidores tanto em relação ao mercado de trabalho quanto à situação financeira das famílias, disse Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora da Sondagem do Consumidor.

Outro dado revelado nesta semana foi o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da cidade de São Paulo, apresentado pela Fecomércio SP. O estudo informa que em agosto foi superada a marca dos 100 pontos pela primeira vez em 15 meses, atingindo os 101,6 pontos. O ICC não ultrapassava a barreira dos 100, que delimita o sentimento de pessimismo e otimismo, desde abril de 2015.

Compartilhe

Notícias relacionadas

CANTAnews
Leandro Vilain é indicado para assumir a presidência da Febraban
Com ampla bagagem no setor financeiro executivo sucederá isaac sidney em processo de transição institucional...
Exclusiva
Super Apps no Brasil: ambição legítima, realidade diferente
Por Edson Santos*  SuperApps são frequentemente apresentados como o futuro da experiência digital: plataformas que...
Exclusiva
Conheça a Simetrik, que brilhou na Febraban Tech 2025 com foco em IA
Estreante no maior evento de tecnologia do setor financeiro latino-americano, Simetrik se destaca ao apresentar...
Exclusiva
Bets x ecossistema financeiro: desafios e oportunidades para prosperar
Diretora da Alfa Entretenimento mostra que a relação entre os setores supera as discussões sobre...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

Rolar para cima