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Mercado vai demandar inovação radical dos serviços financeiros, diz KPMG

A indústria de serviços financeiros precisa enfrentar os efeitos da atual era de transformação digital. A operação das atuais empresas entregando produtos e serviços tradicionais por meio de modelos previsíveis não deve prosperar. As expectativas de clientes, impulsionadas pela inovação tecnológica, produzirá uma transformação muito mais radical. Essas são algumas conclusões da pesquisa 30 vozes em 2030 – o futuro dos serviços financeiros (30 voices on 2030 – the future of financial services, em inglês), conduzida pela KPMG. A consultoria mundial ouviu 30 líderes globais do setor, entre CEOs, reguladores, empresários e associações setoriais, para registrar como os serviços financeiros serão oferecidos em 2030.

Nesta nova era de serviços financeiros abertos, as fronteiras da indústria desaparecerão, promovendo a efetiva democratização de acesso e a personalização do atendimento. As novas oportunidades estarão em parcerias colaborativas com tecnologias que operem em um ecossistema interconectado, sustentado por um fluxo de dados ágil e sem atritos, afirma o sócio-líder de serviços financeiros da KPMG no Brasil, Ricardo Anhesini.

As previsões de futuro dos executivos consultados pela KPMG abrangem mudanças drásticas em seis pilares: o papel do CEO de serviços financeiros; os modelos de negócios; a experiência dos clientes; o uso crescente de dados e análises; a regulação; e o formato operacional das organizações do setor. Todos os entrevistados destacaram que o mundo será radicalmente diferente em 2030 e que negócios sem agilidade e capacidade de adaptação perderão espaço.

A pesquisa da KPMG também revela que as organizações terão que rever seus negócios, impondo mais foco em resultados, e destaca que algumas das mudanças apresentadas pelos entrevistados são evolucionárias, mas outras são radicalmente diferentes do que há no mercado atualmente. Os serviços financeiros serão cada vez mais interconectados e colaborativos, com destaque para quatro temas emergentes.

O primeiro é que os dados mudarão fundamentalmente os negócios. Ele estará no centro de como esses líderes farão dinheiro em 2030, embora muitos CEOs dos serviços financeiros não estejam percebendo que o atual modelo de negócios precisa mudar rápido.

Em segundo lugar, o relacionamento com os clientes precisa melhorar, sendo fundamental a incorporação dos serviços aos estilos de vida e às fases da vida empresarial para a satisfação imediata dos consumidores. Em 2030, um bom serviço significará transações sem atrito, seguras, rápidas e automatizadas, sendo consideradas mais valorizadas as organizações que saibam satisfazer seus clientes.

O terceiro tema está relacionado com a questão da regulamentação, que se concentrará muito mais em atividades do que na empresa ou pessoa, envolvendo cada vez mais a automação no futuro.

Finalmente, em termos de modelos de negócios, grandes empresas que operam economias de escala conviverão com fornecedores mais ágeis e de nicho, escolhendo atividades individuais dentro de um ecossistema mais amplo.

A pesquisa da KPMG também destacou outros assuntos relevantes que devem estar mais presentes na agenda dos líderes dessas organizações, como inteligência artificial, blockchain, fintechs, insurtechs e regtech.

O estudo completo está disponível no link: http://home.kpmg.com/uk/en/home/insights/2018/06/30-voices.html

Com informações da assessoria de imprensa

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