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Mercado Pago planeja ser adquirente, obter licença para atuar como instituição financeira e inicia oferta de crédito em seu app

Por Edilma Rodrigues

O Mercado Pago, fintech do Mercado Livre, planeja superar a rival PagSeguro e ter operação integral de adquirência de cartões em 2020. A informação, publicada na última sexta-feira (24), é da Reuters. A empresa de serviços financeiros opera como subadquirente no Brasil desde 2015, “com uma base de cerca de 3,3 milhões de terminais ativos em setembro passado, último número disponível, considerando toda a América Latina. A rival PagSeguro fechou o terceiro trimestre de 2019 com 5 milhões de dispositivos ativos,” informa a agência de notícias britânica.

Sobre a expectativa de superar a base de maquininhas do PagSeguro, a diretora de pagamentos do Mercado Pago, Gabriela Szprinc, disse à Reuters que a meta para este ano é atingir várias regiões no Brasil que ainda estão subatendidas.  

Entre os próximos passos previstos do Mercado Pago para 2020, esclarece a Reuters, estão obter as licenças de instituição financeira e para operação integral de adquirente de cartões.

Novos serviços e crédito no app

O Mercado Pago anunciou por meio de nota à imprensa, nesta semana, o lançamento de novos serviços e o início da oferta de crédito em sua carteira digital. Segundo a empresa, a estratégia está em linha com seu propósito de democratizar o acesso ao dinheiro e promover uma experiência cada vez mais completa de compra e uso dos serviços financeiros.

A empresa inicia ainda a oferta de crédito a partir da carteira digital do Mercado Pago. Clientes pré-aprovados poderão realizar compras no Mercado Livre ou em lojas online que aceitem Mercado Pago com apenas alguns cliques. Além disso, poderão contratar empréstimos pessoais.

Conta digital mais robusta

Outra novidade para 2020 são as novas funções da conta digital gratuita para permitir pagamentos de impostos, agendamento de boletos e para recarga de serviços pré e pós-pago nos setores de telefonia e TV. 

Marketplace de descontos com pagamento por QR Code

Entre os serviços anunciados pelo Mercado Livre, está a Central de Descontos, marketplace de ofertas que reúne milhares de estabelecimentos que aceitam o Código QR do Mercado Pago. A Central, que permite que o consumidor acompanhe em tempo real quais são as ofertas disponíveis e controle o uso dos descontos na carteira, está acessível no app do Mercado Pago e do Mercado Livre, e vinculada ao programa Mercado Pontos.

Segundo o vice-presidente do Mercado Pago, Tulio Oliveira, a empresa lidera o movimento de empoderar o consumidor e trazer os varejistas para sua carteira digital. A iniciativa “abre amplas possibilidades de campanhas conjuntas de fidelização, gerando valor para as duas pontas. Criamos um modelo que permitirá escalar a oferta de descontos de forma sustentável”, explica Oliveira.

Novas redes com QR Code

O executivo anuncia também a adesão de novos setores à tecnologia do Código QR, com as redes de supermercados Muffato (PR), Lopes (SP) e Zona Sul (RJ) e o segmento pet com Cobasi e Petz. Passam a somar ao portfólio também a rede de farmácias Drogal e as redes de restaurantes como Madero, Outback e Giraffas, além do setor de serviços, com a 5àsec. 

“Para 2020, todas nossas iniciativas estarão voltadas para estar no momento certo da jornada do nosso cliente, para que tenha à mão uma solução completa de conta digital, passando pelo acesso ao crédito até a melhor experiência possível em compras e pagamentos no mundo físico”, comenta o executivo. 

Em sua matéria sobre a entrada do Mercado Pago como adquirente, a Reuters assinala que o Mercado Livre, maior portal de comércio eletrônico da América Latina, vem, nos últimos anos, ampliando a aposta na fintech como principal vetor de crescimento do grupo. “Com cerca de 8 milhões de contas de pagamentos, a empresa lançou há pouco mais de dois anos uma operação de crédito, tendo já emprestado R$ 1,4 bilhão a vendedores e R$ 350 milhões a consumidores.” 

Com informações da assessoria de imprensa e Reuters

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