A consultoria Celent publicou o resultado de uma nova pesquisa nesta terça-feira (11) a respeito do uso de aplicativos no mercado de seguros da América Latina. Entre outras constatações, o trabalho revelou que a proporção de empresas do segmento que oferecem aplicativos móveis praticamente dobrou, passando de 21% em 2013 para 39% em 2016.
No final de 2013, a consultoria Celent analisou o mercado de aplicativos para clientes de seguros na região e descobriu que cerca de 21% das companhias de seguros dispunham de apps móveis para seus clientes, embora com capacidades limitadas.
Ouvidas 171 seguradoras de riscos gerais em 20 países da América Latina neste ano, o resultado encontrado foi de que 39% das seguradoras oferecem aplicações centradas no usuário. Ainda segundo o levantamento, a maioria das empresas pretende investir em projetos desse tipo.
“O crescimento dos usuários de smartphones e as mudanças nos padrões de consumo das pessoas para estes dispositivos em todo o mundo tem feito com que as empresas, incluindo as seguradoras, repensem e redefinam a sua estratégia digital na qual os telefones moveis são um componente muito importante”, diz Luis Chipana, analista da Celent e autor do relatório.
Enquanto isso, outra pesquisa, desta vez realizada pela empresa alemã de análise de mercados GfK mostrou que o Brasil aparece como um dos países onde está mais disseminado o uso de aplicativos móveis para monitorar a saúde. O levantamento, com 20 mil internautas de 16 países, indica que 29% dos brasileiros cuidam da saúde e condição física por meio de aplicativos móveis, pulseiras, clipes e relógios inteligentes.
O percentual coloca Brasil e Estados Unidos lado a lado na segunda posição do ranking dos países em que esse hábito é mais popular. A lista é liderada pela China, onde 45% dos entrevistados declarou fazer uso de tais recursos.