nota1

McDonald\’s prevê o que você quer comer

Por Edilma Rodrigues

O McDonald\’s adquire a Dynamic Yield, startup de big data sediada em Tel Aviv. Sobre a aquisição, a Astra Investimentos explica que os dados são mais valiosos do que nunca. “A Dynamic Yield pode ajudar o Mcdonald\’s a determinar quais outros itens do menu você pode gostar na próxima visita,” comenta a Astra Investimentos em nota enviada à imprensa.

A gigante do fast food pagou $ 300 milhões de euros pela startup. De acordo com Andrew Charles Jenner da Astra Investimentos, o valor, para muitos analistas de negócios, é uma pechincha, uma vez que a empresa vale centenas de milhões. Há que se observar também que esta é a maior aquisição que o McDonald\’s fez desde o Boston Market em 1999, o que mostra a importância do movimento. “Enquanto as empresas de tecnologia adquirem concorrentes e até mesmo startups disruptivas constantemente, o McDonald\’s tem se concentrado principalmente na expansão e / ou incentivando os franqueados a aumentar a receita mais do que buscar empresas que possam ajudá-los com otimização global e produtividade,” explica a Astra em comunicado à imprensa.

Vale lembrar que o McDonald \’s é uma das cadeias de fast food mais populares no mundo e possui milhares de estabelecimentos em mais de 100 países. “A cadeia atende em média 69 milhões de clientes diariamente,” aponta Jenner que acrescenta: “Seus arcos dourados e vermelhos são reconhecidos praticamente em qualquer lugar do mundo.”

Análise da Astra sobre a aquisição

Há mais pessoas preocupadas com uma alimentação saudável do que nunca, mas isso não quer dizer que o McDonald não tente trazer bilhões de receita, além de ter sua marca impressa na cultura popular para sempre.

“Todos ansiamos por personalização, não importa qual. Mesmo que a compra da Dynamic Yield pelo McDonald\’s seja inteligente, não garante necessariamente o sucesso. Um exemplo de que a gigante do fast food ainda não cresceu tanto quanto os outros é por não ter sido capaz de tirar proveito das tendências alimentares recentes,” assinala Jenner. A quantidade de veganos cresceu impressionantes 600% nos anos de 2015 e 2018, e para uma empresa como o McDonald \’s – esta é uma notícia muito ruim. Muitos players fazem tentativas de atender a comedores saudáveis um pouco tarde demais, o que pode ser uma avaliação precisa.

AO gigante global não vai a lugar nenhum e o fato de tentar atrair os melhores talentos de tecnologia é uma jogada inteligente. Todos sabem que a inteligência artificial e o big data são duas tendências tecnológicas que ajudarão a moldar o futuro, e é justo o McDonald\’s faça aquisições inteligentes nessa área. O foco em aplicativos de entrega da empresa mostra que a empresa entende que a conveniência é de extrema importância para o consumidor.

A nova aquisição traz a ideia de ‘personalização’ para a linha de frente. Embora existam empresas que se concentram em reformular sua imagem por meio de campanhas de marketing, ou mudar seu logotipo / marca, o McDonald\’s dá passos concretos ao se certificar de que haverá aumento de receita por sugerir opções inteligentes e apoiada por dados aos seus milhões de consumidores. Andrew Charles Jenner da Astra Investimentos lembra que este é um grande passo, e provavelmente será aquele que McDonald\’s não vai se arrepender.

Contexto da aquisição

O retorno do investimento será rápido, de acordo com a Astra. “O McDonald\’s serve tantos clientes globais que é fácil ver como os US $ 300 milhões vão voltar em receitas muito rapidamente, dependendo de quão bem a rede ‘sugere’ a comida. A empresa se vangloriou dos 6 bilhões em receita, só em 2018, por isso a compra não irá colocá-la em qualquer tipo de apuros. Parece que o McDonald\’s pode realmente estar se conscientizando, e percebendo que os dados são mais importantes do que qualquer tipo de mudança no menu que possa fazer.”

Além disso, o McDonald\’s sabe que há concorrência. Um exemplo específico é Chick-Fil-A, que muitos acreditam ser a maior ameaça ao McDonald\’s, e possivelmente a cadeia com crescimento mais notável do setor. Para quem não acompanha, a cadeia está em constante crescimento, e muitos do setor se surpreenderam ao vê-la superando as vendas de restaurantes estabelecidos há décadas, como Wendy\’s e Taco Bell. Muitos atribuem isso ao fato de que o Chick-Fil-A tem sido bastante seletiva quanto aos locais de abertura. Enquanto a cadeia tem reconhecimento de sua marca para expandir agressivamente, ela só aceita cerca de 1% dos pedidos de franquia, o que muitos acreditam que ajuda a cadeia a não ficar supersaturada. Segundo Jenner, essa estratégia se mostrou bastante lucrativa para a cadeia. Outros apontam que o serviço ao cliente é superior ao do McDonald\’s e ao de outras cadeias, e ao fato de a Chick-Fil-A fechar aos domingos, o que melhora a satisfação geral dos funcionários.

Enquanto McDonald\’s não pode fazer nada sobre o fato de estar saturado, já que a demanda global para a cadeia não vai a lugar nenhum – pode se certificar de que seus dados vão torná-lo mais perspicaz e inteligente do que nunca. É por isso que a Dynamic Yield vai ajudar a estabelecer padrões de comportamento do consumidor, levando em conta fatores como o tráfego e tempo para ajudar a aumentar a receita. Isso pode incluir saber quais produtos vendem em determinados locais, em determinadas épocas do ano, e fazer isso usando um algoritmo de aprendizado de máquina que certamente pode incorporar mais dados do que a média de marketing.

Tecnologia

O McDonald\’s solidificou sua parceria com UberEats, o que permitiu entregas a milhares de locais. No entanto, também há evidências de que muitos franqueados não estão exatamente satisfeitos com a parceria. Mesmo que essa parceria não seja um acaso aleatório, ela é parte do impulso global do McDonald\’s à tecnologia.

A gigante do fast food parece entender que o futuro é a tecnologia mais do que nunca, e isso graças ao CEO Steve Easterbrook. Outra mudança importante que ele fez foi se concentrar no aplicativo do McDonald\’s, onde os consumidores podem obter promoções e até mesmo votar em promoções diárias para itens do menu, o que integra um novo nível de ‘participação’ ao aplicativo. Além disso, o programa de fidelidade no McDonald\’s dá um incentivo adicional para aqueles que já amam a cadeia de fast food, e também atrai clientes que poderiam estar em cima do muro sobre McDonald\’s.

Daqui para frente

Daniel Henry é vice-presidente do McDonald\’s, e está bastante otimista com a aquisição da Dynamic Yield. Curiosamente, a Dynamic Yield continuará a existir como uma entidade independente, o que significa que o McDonald\’s pode ser capaz de impulsionar novos produtos e / ou serviços que a empresa desenvolve. Um exemplo de como essa aquisição é revolucionária pode ser resumido no fato de que Henry quer eventualmente usar a tecnologia de reconhecimento de placas de licença no futuro. Isto significa que em um drive-thru, a localização de um McDonald\’s pode reconhecer o carro e personalizar o menu para atender necessidades específicas, o que significa ascender a um novo nível de personalização na indústria do fast food, segundo Jenner da Astra Investimentos. A tecnologia será lançada em 1 mil locais no próximo mês, com a expectativa de que em breve ser implementada em mais 14 mil.

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top