Matera na prática: como nossas soluções estão democratizando o acesso a serviços financeiros

Instituições de todos os portes e segmentos podem oferecer serviços bancários de maneira competitiva

Por Ricardo Chisman*
É inegável que os avanços tecnológicos têm transformado a sociedade nos mais variados âmbitos e, como não poderia deixar de ser, os impactos no mercado financeiro também ficam evidentes, sobretudo nas últimas décadas. A chamada revolução digital e a informatização do setor mudaram completamente a maneira como nos relacionamos com as instituições, facilitando o acesso aos mais variados tipos de serviços.
Nesse aspecto, a Matera, empresa de tecnologia líder em soluções e produtos para o segmento, tem contribuído para tornar o mercado financeiro mais democrático, inclusivo e vantajoso para todos os públicos. Com um core banking completo, robusto e seguro, conseguimos atender de ponta a ponta as instituições financeiras e, até mesmo, empresas de outros setores que querem oferecer serviços e produtos financeiros em seus ecossistemas. 
As soluções permitem que instituições financeiras de todos os portes e segmentos ofereçam serviços bancários de alta qualidade, com produtos personalizados e investimento competitivo. Neste sentido, as possibilidades de negócios se ampliam e também trazem consigo um impacto social: cria-se uma maior inclusão e ampliação do acesso a serviços bancários para pessoas de diferentes níveis sociais, seja na facilidade em abrir uma conta digital, poder de crédito ou acesso a produtos antes elitizados.
Isso é visto na prática, com cases de sucesso em diferentes tipos de instituições: varejo, indústrias, distribuidores, instituições de pagamento, cooperativas, bancos digitais, fintechs, startups, entre outros. Exemplos como a criação de um braço financeiro para companhias de energia, permitindo empréstimos de maneira totalmente digital, ou ainda, criando um novo modelo de negócio que oferece aos clientes uma maneira mais rápida e eficiente de juntar milhas sem precisar do uso de um cartão de crédito.
É importante destacar que, atualmente, a Matera é responsável por 10% de todas as transações via Pix no país, o que representa mais de 3.6 bilhões de transações no ano. Além disso, as soluções e os produtos para serviços financeiros da empresa suportam cerca de 60 milhões de contas, dos seus mais de 280 clientes.
A contínua evolução das soluções da Matera certamente terá um impacto positivo na vida financeira de indivíduos e empresas, aproximando-os de um cenário onde o acesso a serviços de qualidade seja uma realidade para todos.
* Ricardo Chisman é presidente da Matera desde 2021. Formado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP com MBA executivo em Finanças pelo IBMEC.  Atuou por 29 anos na Accenture como Managing Director responsável pelo grupo de consultoria em tecnologia na América Latina.  Liderou grandes projetos de transformação digital e inovação tecnológica para diversas indústrias.

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